A vitória de Gastão Elias na abertura do quadro principal do Estoril Open animou a jornada de hoje pautada pela eliminação dos portugueses Tiago Pereira e Francisco Rocha, na fase de qualificação do ‘challenger’ de categoria 175.
Dos três representantes nacionais em jogo na terra batida do Clube de Ténis do Estoril, apenas o tenista da Lourinhã conquistou a manutenção em prova, ao contrariar o favoritismo do jovem norte-americano Learner Tien, de 19 anos, em três ‘sets’, com os parciais de 5-7, 7-5 e 6-4.
Gastão Elias até entrou bem no ‘court’ central, de bancadas ainda pouco compostas de público, mas deixou-se quebrar na reta final do primeiro ‘set’, quando servia para o 6-6, e acabou por deixar o adversário, número 69 do mundo, assumir o comando do marcador.
Apesar de ter estado duas vezes com ‘break’ abaixo na segunda partida, o antigo 57.º mundial e atual 339.º colocado conseguiu dar a volta ao adversário, vice-campeão das Next Gen ATP Finals de 2024, e levar a decisão do encontro ao terceiro parcial, só decidido quando converteu o primeiro ‘break point’ que dispôs para encerrar o duelo.
“Estou contente pela forma como foi e contra um jogador com um grande futuro pela frente, é uma promessa do ténis mundial. Acho que estive bastante bem, sólido, apesar de um ou outro erro que cometi no primeiro ‘set’. No geral, acho que estive bem e intenso. Houve um pouco de nervosismo ao entrar para este encontro, mas consegui lidar bastante bem com as condições e, no geral, foi um encontro positivo”, defendeu o primeiro representante nacional a juntar-se a Nuno Borges na segunda eliminatória.
O triunfo de Gastão Elias no Estoril Open, primeiro desde 2017, veio, de alguma forma, animar uma jornada pouco feliz para os outros dois tenistas portugueses em ação no Clube de Ténis do Estoril, no caso a disputar a última ronda do ‘qualifying’.
Tanto o jovem algarvio Tiago Pereira, de 19 anos, como o portuense Francisco Rocha, de 25 anos, estiveram perto de alcançar o ‘passe’ para o quadro principal, mas acabaram eliminados em três partidas muito disputadas.
Enquanto Pereira (409.º ATP) perdeu diante o sétimo cabeça de série da fase de qualificação, o italiano Giulio Zeppieri (334.º ATP), pelos parciais de 7-5, 4-6 e 6-2, Rocha (709.º ATP) saiu derrotado do confronto com o russo Alexey Vatutin (333.º ATP), por 4-6, 6-3 e 6-0.
Na jornada de quarta-feira entram outros dois portugueses em jogo, Jaime Faria e Henrique Rocha, que vão tentar seguir Gastão Elias rumo à segunda ronda do Estoril Open, fase em que já está Nuno Borges, número um nacional e 41 mundial, após ter tido ‘bye’ na eliminatória inaugural.