Nem só do dérbi lisboeta se faz o futebol português deste fim de semana. Tal como na Primeira Liga, no segundo escalão as lutas pela promoção e manutenção continuam renhidas e poderão ficar fechadas já na ronda 33, que se realiza entre sexta-feira e domingo.
Tondela, Vizela e Alverca são os emblemas que estão na luta pelo promoção direta e pelo título, Portimonense, FC Porto B, Paços de Ferreira e Oliveirense tentam fugir à descida de divisão.
Três na luta pela subida… e pelo título
O líder Tondela (61 pontos), e vice-líder Vizela (58 pontos), podem assegurar, já nesta jornada, o regresso à elite do futebol nacional. Os beirões recebem o Alverca, no domingo, às 14h, e um empate basta para garantir o regresso à Primeira Liga, onde esteve pela última vez em 2021/22. Além da promoção, a equipa do treinador Luís Pinto pode mesmo fazer a festa de campeão a uma jornada do fim, e repetir o feito de 2014/15, se fizer um resultado melhor do que o Vizela.
Os vizelenses recebem o Académico de Viseu à mesma hora e precisam de ganhar e esperar pela ‘ajuda’ do líder Tondela. Um triunfo do Vizela em Viseu aliado a uma vitória do Tondela frente aos ribatejejanos, garante a promoção direta aos dois conjuntos.
O Vizela, orientado por Fábio Pereira, fez uma das campanhas mais impressionantes da Segunda Liga. A equipa andou na 14.ª posição da prova quando, no final da ronda 14, perdeu por 2-1 com o Felgueiras. De lá para cá, encetou uma recuperação fantástica assente em 13 vitórias e cinco empates, até chegar a vice-liderança.
$$caption$$
Uma possível conquista da Segunda Liga só chegará na derradeira jornada. Para isso, o Vizela terá de recuperar os três pontos de desvantagem que tem para o Tondela.
As contas do Alverca são mais complicadas. No 3.º lugar com 57 pontos, os ribatejanos precisam de ganhar ao líder Tondela nesta ronda 33 para manter o sonho da promoção direta.
A equipa de Vasco Botelho da Costa pode ainda sagrar-se campeão da Segunda Liga pela primeira vez, se vencer os dois jogos que lhe restam, ou, se vencer o próximo e empatar o derradeiro para acabar num cenário em que termina com os mesmos 61 pontos de Vizela e Tondela. Aí seria campeão por ter feito mais pontos nos confrontos diretos com vizelenses e beirões. Nesse caso, os minhotos garantiram a promoção direta, o Tondela teria de disputar o play-off de manutenção/descida com o 16.º da Primeira Liga.
Mesmo que perca ou empate com o líder Tondela na ronda 33, o Alverca ainda pode sonhar com a promoção direta, desde que o Vizela não vença na receção ao Académico de Viseu. Aí, tudo seria decidido na última ronda onde teremos um União de Leiria-Tondela, Marítimo-Vizela e Alverca-Portimonense.
O Alverca tenta regressar à Primeira Liga, prova que disputou pela última vez em 2003/04.
Mafra já caiu, quatro tentam não seguir-lhe as pisadas
Se a luta pela promoção é a três, a batalha pela manutenção será travada por quatro emblemas, após a descida do Mafra. A equipa de Paulo Alves perdeu com o Leixões e, com 24 pontos no último lugar, já não tem hipóteses matemáticas de manter-se na Segunda Liga.
O Portimonense é quem esta em melhor posição nessa luta. No 14.º posto com 34 pontos, os algarvios só precisam de fazer o mesmo resultado do Paços de Ferreira e Oliveirense na próxima ronda. Uma coisa é certa: o Portimonense não vai descer diretamente, o pior que lhe pode acontecer é ir disputar o play-off de manutenção/descida com o terceiro colocado da fase de apuramento de campeão da Liga 3.
Na ronda 33, a equipa de Ricardo Pessoa recebe o também aflito FC Porto B e, se perder e se for derrotado pelo Alverca na derradeira jornada, acabará no 16.º posto, isso se o Paços de Ferreira ganhar a Felgueiras e Académico de Viseu.
O FC Porto B também só depende de si para manter-se na Segunda Liga. Com 32 pontos (15.º posto), a equipa de João Brandão, garante a permanência no segundo escalão se vencer o Portimonense e o Paços perca ou empate o seu jogo.
$$caption-2$$
Neste momento, há três cenários para os jovens portistas: permanência, play-off de manutenção/descida ou mesmo descida direta. É que o FC Porto B pode mesmo cair para a Liga 3 se não conquistar mais do que um ponto diante dos algarvios e do Benfica B, na última ronda.
O Paços de Ferreira já não depende se si para a permanência. Os Castores, 16.ºs com 30 pontos, terão de ganhar na receção ao Felgueiras, na manhã de sábado, para se manterem na corrida. Se vencer os seus jogos e o FC Porto fizer o mesmo, a equipa da Capital do Móvel irá ao play-off de play-off de manutenção/descida com o terceiro colocado da fase de apuramento de campeão da Liga 3. Na última ronda o Paços joga no terreno do Académico de Viseu.
Dos quatro que lutam pela manutenção, é a Oliveirense quem está em pior situação: recebe o Marítimo e acaba em casa do Felgueiras.
A equipa de Oliveira de Azeméis só conseguirá a permanência na II Liga na última ronda: para isso terá de vencer Marítimo e Felgueiras e o Paços de Ferreira não conseguir mais do que três pontos e o FC Porto B só ganhar um nos dois jogos que tem pela frente.
A equipa chegará ao play-off, vencendo os jogos que lhe restam, se o FC Porto só ganhar um ponto nos dois jogos, ou os Castores conseguirem apenas três em seis possíveis.
Um dos cenários possíveis é Portimonense, Paços de Ferreira e Oliveirense terminarem todos com 34 pontos. Aí seria preciso ver o confronto direto e a vantagem estaria do lado da equipa de Ricardo Pessoa: oos algarvios terminariam a II Liga na 15.ª posição, garantindo dessa forma a manutenção; o emblema de Oliveira de Azeméis ficaria com o 17.º lugar e iria ao play-off de manutenção/descida, o Paços cairia diretamente na Liga 3.
Há outro cenário de igualdade pontual (32 pontos) entre três equipas: FC Porto B, Oliveirense e Paços de Ferreira. Aí os jovens Dragões conseguiriam o objetivo da manutenção (15.º lugar), a Oliveirense terminaria em zona de play-off (16.º posto) e os castores desceriam à Liga 3.