A equipa de sub-13 de futsal do FC Porto entrou com o pé direito na história do clube ao conquistar, este domingo, o título distrital da Associação de Futebol do Porto. Numa manhã de festa no Dragão Arena, os jovens dragões golearam o CD Póvoa por expressivos 11-1 e ergueram o troféu, naquele que é o primeiro título da secção de futsal do emblema portista.
A modalidade foi oficialmente criada esta temporada, já sob a presidência de André Villas-Boas, que fez questão de marcar presença no recinto e testemunhar o momento histórico para o clube. O futsal, embora ainda em fase embrionária, começa assim a dar os primeiros sinais de ambição e sucesso.
José Tavares, diretor da formação azul e branca, sublinhou a importância deste feito num ano de estreia, destacando o projeto estruturado que está a ser implementado: “Dia importante porque faz-se história. Era uma promessa eleitoral, existe um plano bem pensado para o desenvolvimento da modalidade. O caminho faz-se através do treino e da competição.”
Mais de 50 jovens jogadores participaram ao longo da época nesta equipa de sub-13, o que reflete o forte investimento na base e na criação de uma cultura vencedora desde os escalões mais jovens. “Faz parte do nosso ADN, a vencer desde 1893. Queremos continuar, seja em que modalidade for e em que escalão for”, frisou Tavares.
Com este título, o FC Porto dá o pontapé de saída na construção de um projeto ambicioso no futsal nacional, com a formação como pilar central. Os primeiros passos estão dados – e com goleada.