Miguel Oliveira, falhou o acesso direto à segunda fase da qualificação (Q2) para a corrida de domingo do GP da Chéquia de MotoGP, ao alcançar apenas o 19.º melhor tempo nos treinos livres. Apenas os dez pilotos mais rápidos têm passagem direta ao Q2.
O piloto português tinha o 12.º melhor registo depois dos treinos livres da manhã, mas fechou o dia como o pior dos quatro Yamaha em prova, a 1,902 segundos do espanhol Marc Márquez (Ducati), o mais rápido do dia.
Atrás do líder destacado do Mundial ficaram Johann Zarco (Honda), Fabio Quartararo (Yamaha), Marco Bezzecchi (Aprilia), Jorge Martín (Aprilia), Jack Miller (Yamaha), Joan Mir (Honda), Enea Bastianini (KTM), Alex Márquez (Gresini) e Pedro Acosta (KTM), todos eles com lugar garantido na Q2.
Destaque ainda para o regresso às pistas do campeão em título, Jorge Martín, mais de três meses depois de ter fraturado 11 costelas numa queda aparatosa no Grande Prémio do Qatar.
Sábado decorrem as duas fases de qualificação para esta que é a 12.ª etapa do Mundial de MotoGP, bem como a corrida Sprint, marcada para as 14h00.