Luís Filipe Vieira deu uma explosiva entrevista ao Canal Now, onde deixou fortes críticas a liderança de Rui Costa no Benfica. O antigo presidente do Benfica que deverá anunciar para breve a sua candidatura à liderança dos ‘encarnados’, criticou ainda Pedro Proença, atual presidente da Federação Portuguesa de Futebol e ex-presidente da Liga de Clubes.
Na mesma entrevista, o antigo presidente dos ‘encarnados’ garantiu que está à espera de respostas para saber se será candidato ou não à presidência do Benfica.
Rui Costa: “A avaliação a Rui Costa já está feita e a minha avaliação, logicamente, é negativa. Uma pessoa que não é líder, uma pessoa muito fraca emocionalmente não pode ser presidente do Benfica. Uma pessoa que se veste dos princípios em que são os outros que dão opiniões não pode ser presidente.”
Rui Costa só ganhou uma Liga em quatro anos: “É uma fragilidade o que ele tem feito ao longo destes 4 anos. Olhe para o Estádio da Luz. Não sei se as cores do Benfica são amarelas. Basta ver os arcos para ver o desmazelamento daquilo. Os arcos estão todos amarelados.”
Mercado do Benfica: “A época ainda começou agora. O Sporting e o FC Porto ainda vão subir. Estas contratações não foram planeadas. Se fossem planeadas, tinham sido comprados fora do mercado. Sabemos o que custa contratar em julho e agosto. Contrata-se os jogadores muito mais caros. Jogadores que podiam ser contratados por 20 milhões de eiros vão ser contratados em agosto por 30 ou 40. É notório que não houve planeamento.”
Negociações por João Félix “Por que é Rui Costa não o fez no ano passado? Não havia eleições, fez este ano. No ano passado, João Félix estava na mesma situação. Por que não apostou no ano passado? Um jogador que sai do Benfica, para mim, só podia regressar se tivesse 31 ou 32 anos. Depois de vender um jogador, nunca recompraria […] Li há dias que o Nelson Semedo não renovou. Com 31 anos, podia acabar a carreira no Benfica. 34, 35 anos podia acabar a carreira. Era um dos jogadores que trazia para o Benfica.
Não faria um esforço por João Félix? “Já viu o esforço que o Benfica está a fazer? Há coisas em que não acredito. E o Benfica ainda não tem o plantel completo. Há sempre investimentos elevados no Benfica. Nunca poderia comprar João Félix, dentro da filosofia que tenho. Acho que ele assinou por dois anos, com opção de renovação. Depois acho que continuará lá.”
Bruno Lage é para continuar? “A pessoa que conhece melhor Bruno Lage sou eu. Saiu para procurar o rumo da vida dele e muitíssimo bem. Como presidente do Benfica, fui buscá-lo quando ele estava a trabalhar com o Carvalhal. Fui buscá-lo da equipa B para a equipa A [do Benfica]. Fui eu que o despedi, aprovado por todos em Conselho de Administração. Quando o despedi, sei quem me dava os recados sobre Bruno Lage. Ele sabe que se há alguém que quer que ele ganhe sou eu. Já deixei de lhe mandar mensagens. Ele sabe que sou amigo dele, que gosto dele e acho que é com ele que o Benfica vai ser campeão. […]. Mal de algum candidato que queira a derrota do Benfica. Que a 25 de outubro estejamos em primeiro lugar e na Liga dos Campeões.”
Convite a Sérgio Conceição para treinar o Benfica: “Conheço o Sérgio desde o tempo do Seixal, quando o Rodrigo Conceição [n.d.r. filho de Sérgio Conceição] jogava lá… Era treinador do FC Porto e falava comigo, até quando estava no SC Braga. Sei a relação que tenho com Conceição. Não sei que vantagem dá à pessoa que pôs no jornal [a notícia de que ele seria meu treinador no Benfica]. [As pessoas que estão comigo] não puseram isso a circular.”
Conceição será o seu treinador? “O treinador do Benfica é Bruno Lage. É com esse que queremos ganhar. Que dia 25 esteja em primeiro lugar.”
Mas se LF Vieira ganhar, Lage será despedido no dia seguinte? “Nem pensar, não é despedido. É treinador do Benfica. Continuo a falar ao telefone com Sérgio Conceição.”
Bebeu café com Conceição? “Nos últimos meses não fui ao Algarve uma única vez. Em nenhum ponto do país. Não falei com Sérgio Conceição sobre isso. Falei com quatro treinadores. Conversa só. Falei com quatro treinadores, porque falo com eles, não sondei”
Benfiquistas podem não aceitar Conceição: “Como posso saber o que podem pensar se não sou candidato? É o mesmo que falarem de Jorge Jesus. Falo com eles normalmente. Posso dizer que um deles é o Jorge Jesus. Habitualmente falo com eles. Sérgio Conceição nem está nesse lote.”
Foi fuga de informação para testar o pulso dos benfiquistas? “Em 20 anos de Benfica nunca fiz isso, mesmo contra a vontade de muita gente. Lembro-me do que se disse de Jorge Jesus quando ele veio. Tinha de escolher com a minha convicção. Não posso lançar um nome para testar as reações dos benfiquistas. Quem quiser ser presidente do Benfica não pode tomar as decisões emocionalmente. Ou lidera ou não lidera. Só fui uma vez influenciado, com a saída de Fernando Santos. Já pedi diversas vezes desculpa ao Fernando Santos. Para ser líder, emocionalmente tem de ser muito forte. Quem for fraco emocionalmente não pode ser presidente do Benfica.”
Possível regresso de Domingos Soares de Oliveira: “Não tem nada a ver com pessoas. É outra situação. Ele não pode regressar, nem pensar nisso. Se gostava? Quem não queria… tem nome internacional. Tinha todo o prazer e gostaria. Mas onde ele está não posso ir buscá-lo. O contrato que ele tem agora nem vale a pena, parece que é um jogador”
Vai candidatar-se? “Só estou à espera de uma resposta. Que resposta? Não interessa. Jogador? Treinador? Não, não. Tenho que ter a noção se for candidato é para ganhar. Penso que podemos ter alguns problemas e eu tenho que estar preparado para responder no imediato. Na próxima semana tenho essa resposta e, a partir daí, falo com as pessoas que estão comigo e preparo uma entrevista para dizer se sou candidato. Quando fui para o Benfica foi para resolver problemas. Isso desgastou-me. O que a minha família perdeu comigo… eu não quero viver esses momentos novamente. Para pôr em prática o que quero, não posso ter problemas.”
Já tem uma equipa? “Temos trocado opiniões e reunido. Não estamos bem preparados, mas se chegar a uma conclusão e a resposta chegar na próxima semana, temos que tomar uma posição. Na próxima semana devo ter essa resposta. Falarei com as pessoas e digo ‘está caminho livre para avançar’. E para a outra anunciaremos. Reunidas aquelas condições que penso que vou ter, vamos avançar.”