O Benfica estreia-se esta quarta-feira na edição 2025/26 da Liga dos Campeões, com uma deslocação ao sul de França para defrontar o Nice, na primeira mão da 3.ª pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da prova milionária.
Depois de conquistar a Supertaça frente ao FC Porto, o conjunto de Bruno Lage começou no sábado a preparar o duelo europeu, já com a novidade Franjo Ivanovic no treino. Contudo, o último ensaio antes da viagem não trouxe boas notícias: Kerem Aktürkoglu, que sofreu uma entorse no tornozelo direito, não esteve presente e está em dúvida para o jogo. O internacional turco junta-se a Tomás Araújo, Bruma, Manu Silva, Alexander Bah e Nuno Félix na lista de lesionados.
Momento de forma das duas equipas
Com muitas dúvidas no setor ofensivo, Bruno Lage terá de encontrar alternativas para o primeiro grande teste oficial da temporada. A partida com o Nice está agendada para as 20h00 desta quarta-feira, e será dirigida pelo árbitro inglês Michael Oliver. A segunda mão disputa-se já na próxima terça-feira, na Luz. Caso ultrapasse a equipa francesa, o Benfica irá medir forças com o vencedor do embate entre Feyenoord e Fenerbahçe no playoff de acesso à fase de grupos.
Do lado do adversário, também há dores de cabeça. Evann Guessand, melhor marcador do Nice na última temporada, é baixa confirmada para o encontro desta quarta-feira. Segundo Florian Maurice, diretor desportivo dos franceses, o avançado costa-marfinense está a contas com um desconforto no joelho, contraído num jogo amigável frente ao Sheffield United. Com 13 golos e nove assistências em 2024/25, Guessand era uma das principais ameaças ofensivas do conjunto de Frank Haise.
O que disseram os técnicos
Bruno Lage, treinador do Benfica: “É um jogo muito importante, mas não decisivo porque é a duas mãos. A vitória na supertaça foi boa. Missão cumprida. Sobre este próximo desafio estamos com um otimismo muito bom pela forma como a equipa está a trabalhar. Este grupo merece e quer jogar a Liga dos Campeões, proporcionar isso ao clube e aos adeptos. É com esse otimismo que partimos para este jogo”.
Franck Haise, treinador do Nice: “”Não precisamos de falar muito do Benfica. É uma grande equipa. Tem jogadores de topo. Mas, o que importa é aquilo que vamos fazer. Temos de acreditar que vamos ganhar. É essa a nossa arma. Se entramos em campo assustados, não vamos a lado nenhum. A única coisa obrigatória é dar o nosso melhor”.
A partida entre Nice e Benfica tem início às 20h00 (hora de Lisboa) desta quarta-feira e promete ser um duelo intenso e equilibrado, com muito em jogo desde já. O Benfica parte com ambição, mas consciente de que terá de contrariar as ausências e trazer um bom resultado de França para continuar a sonhar com a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões.