Viktor Gyökeres está no centro das atenções da imprensa britânica, após uma estreia oficial discreta com a camisola do Arsenal. No triunfo por 1-0 frente ao Manchester United, em Old Trafford, o internacional sueco — contratado ao Sporting por 65 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 76 milhões mediante objetivos — não somou qualquer remate ou drible com sucesso, perdeu a posse por 11 vezes e acabou substituído por Kai Havertz, ao minuto 60.
Apesar das críticas, Mikel Arteta desvalorizou o desempenho menos vistoso e saiu em defesa do avançado: “Ele fez muitas coisas muito bem feitas. Dá para ver, especialmente na pressão alta e no ritmo que exigimos, que na primeira parte demos algum tempo a mais. É algo que temos de trabalhar com ele, especialmente naquela zona. Ao nível das ações de finalização, não teve muitas oportunidades, porque não conseguimos lançar a bola em profundidade para explorar a sua qualidade. Mas, no geral, vencer em Old Trafford, no primeiro jogo, é um bom arranque”, afirmou ao Football.London.
O treinador espanhol destacou ainda o peso do resultado diante da equipa de Rúben Amorim: “É um grande, grande resultado. Quando sentes que estás a construir algo especial, com novas contratações que querem começar bem, e sais de Old Trafford com uma vitória… Estou muito satisfeito. Mesmo quando não atingimos os nossos padrões, conseguimos encontrar uma forma de vencer. Isso mostra resiliência, algo essencial para a temporada.”
Arteta reconheceu, contudo, que há muito a melhorar: “Houve sete ou oito situações em que podíamos lançar a bola e perdemo-la, transformando o jogo num autêntico basquetebol contra uma equipa fortíssima em ações de finalização. Temos de reagir melhor nesses momentos.”
O Arsenal volta a entrar em campo no próximo fim de semana, na receção ao Wolverhampton, onde Gyökeres poderá ter nova oportunidade para mostrar o faro de golo que o destacou em Alvalade.