Portugal faz esta quarta-feira a sua estreia na 42ª edição do Campeonato da Europa de Basquetebol, que se realiza na Letónia.
A seleção nacional está incluída no grupo A e tem como adversário no seu primeiro jogo a República Checa, naquele que é o primeiro jogo de Portugal no Eurobasket em 14 anos.
Portugal faz a sua quarta aparição na competição, isto depois de um 16º lugar em 1951, um 9º em 2007 e um 21º posto na edição de 2011.
No lançamento da partida, o selecionador nacional Mário Gomes começou por realçar a qualidade da seleção portuguesa.
“O facto de estarmos aqui só é possível porque a equipa tem qualidade. Nós estamos aqui porque temos uma equipa com qualidade para estar aqui, jogadores com qualidade suficiente para estar aqui”, afirmou
O treinador português espera que a presença da equipa das quinas no Campeonato da Europa traga consequências positivas para o basquetebol luso.
“Depende mais do que fizermos a seguir do que aquilo que fizemos até agora. Vamos ver como esta oportunidade é aproveitada. Espero, quanto mais não seja, que traga como consequência acreditar-se mais no jogador português em Portugal do que se acredita atualmente”, acrescentou.
Depois da República Checa, os ‘Linces’ irão defrontar a Sérvia na sexta-feira, seguindo-se a Turquia no sábado e a Letónia na segunda-feira; a fase de grupos termina com o embate diante da Estónia no dia 3 de setembro.