O treinador do FC Porto fez a a antevisão ao clássico com o Sporting, agendado para amanhã, às 20h30, e destacou que Samu estará apto para o desafio.
Clássico: “Estes jogos são também afetados pela parte emocional. A parte crucial é tratá-lo como mais um, vai ser importante, mas perder, empatar ou ganhar não vai definir. Temos de lhe dar atenção, mas não torná-lo maior do que é”.
Samu: “Vai estar no jogo e acho que temos de lhe dar parabéns pelo esforço. Começou a trabalhar muito, 12 horas por dia, fazer todos os tratamentos possíveis. Mostra o seu comprometimento para com o clube, merece estar no jogo amanhã. Agradecido ao staff médico que trabalharam com ele no Olival e em casa. O esforço foi fantástico. Vai estar convocado”.
Pablo: “Fez o primeiro treino, vai viajar para Lisboa, trabalhei com ele, é capaz de jogar em três posições diferentes, é um grande colega e um grande jogador”.
Sporting favorito: “Temos muito respeito, vamos jogar na casa dos campeões. É correto o que disse, mas vamos lá, com as nossas ideias, com o desejo de continuar o nosso processo. É continuar o nosso caminho, o trabalho que toda a gente está a fazer. Vamos com a nossa mentalidade, temos muito respeito e desejo.”
Ganhou todos os clássicos na Holanda: “Passado é passado. São boas memórias. Agora é sobre o presente. O presente é Sporting, vai ser um cenário diferente. Vamos preparar o jogo com a mesma atenção. Foi mais difícil preparar. Vemos muitos jogos, nos últimos jogos foi difícil ver um onze do Sporting, desta temporada e da última. Preparámos todos os cenários, para jogar em inferioridade, se for o caso.”
Melhor treinador no FC Porto: “Se sinto a responsabilidade, sim, muita. Não estamos numa corrida com os outros. Estamos a tentar tudo o que podemos para fazer com que os jogadores sejam melhores. O clube está a dar o melhor para fazer a equipa melhor e mais equilibrada. Vamos fazer o que podemos nos últimos dias de mercado. Também há outras equipas além de Sporting e Benfica. Tenho muito respeito por todos os treinadores porque todos estamos a tentar o melhor. Todos são bons. Alguns têm mais sorte.”
Três vitórias sem sofrer: “Estamos muito satisfeitos. Posso confirmar que esta foi uma boa semana em termos de trabalho. Quando volto a casa e abro a porta, se volto com um sorriso significa que o trabalho foi bom. Até agora, têm ajudado a chegar com um grande sorriso. Só duas vezes em que voltei triste. Estão a fazer um grande trabalho”.
Preparado para o desafio: “Sobre estar preparado, acho que nunca estamos preparados. Descobrimos coisas quando estamos dentros. Claro que temos as nossas ideias, princípios, mas o que aprendi é que em qualquer lugar temos de ter a porta aberta para adaptações. O esforço torna-nos melhores pessoas, aprendemos muitas coisas. Da minha experiência, aprendi imenso. Estou muito grato. Acho que a responsabilidade de trabalhar nestes clubes é um privilégio, quando trabalhamos em frente a muitos adeptos é um privilégio. A única coisa que posso fazer é provar com o meu trabalho que estou preparado”