Espera-se um fecho de mercado de verão agitado para os lados de Alvalade quer a nível de saídas, quer a nível de entradas. A nível de reforços, os leões devem, ao longo do dia, oficializar a contratação do há muito desejado Fotis Ioannidis e procuram também um extremo criativo para a frente de ataque.
Jota Silva há muito nas contas, Kevin e Yeremay são sonhos bem caros
Para além da oficialização do avançado grego de 25 anos, por quem os verdes e brancos vão pagar, pelo menos, 22 milhões de euros ao Panathinaikos, o Sporting também deverá abrir os cordões à bolsa por um extremo.
Jota Silva, que o treinador Rui Borges conhece bem dos tempos do Vitória de Guimarães, é há muito apontado como possível reforço para os lados de Alvalade, mas as negociações com o Nottingham Forest não têm sido fáceis, com os dois clubes a não se entenderem quanto aos moldes do acordo, que passaria inicialmente por um empréstimo. O problema é que o Sporting não quer incluir uma cláusula de compra obrigatória.
Entretanto, os leões viraram-se para outros dois alvos, bem mais caros.
O primeiro desses alvos foi Yeremay Hernández. com o Deportivo da Corunha a ter rejeitado já duas propostas formais com vista à transferência, a título definitivo, do jovem extremo espanhol que deu nas vistas na passada temporada ao somar 15 golos e cinco assistências em 39 partidas oficiais.
– Transferências AO MINUTO: Siga as últimas movimentações do mercado –
A direção liderada por Frederico Varandas terá feito chegar ao clube galego uma oferta que contemplava uma vertente fixa no valor de 30 milhões de euros, e uma outra, variável, de cinco milhões de euros. Faria de Yeremay o jogador mais caro da história do Sporting, mas não chegou para convencer o Depor.
A alternativa também não é mais barata: Kevin, extremo brasileiro de 22 anos, formado no Palmeiras e que esta temporada já leva cinco golos e dua assistências em cinco jogos. O problema é que o Fulham, de Inglaterra, está disposto a pagar 37 milhões de euros pelo jogador, que assim deverá rumar a Londres e não a Alvalade.
E falou-se ainda de outro grego, Konstantelias, do PAOK, extremo de 22 anos, visto como uma das maiores ‘pérolas’ da equipa grega.
Harder, St. Juste e Esgaio na porta de saída
Com a confirmação da chegada de Ioannidis e a previsível chegada de mais um extremo, Conrad Harder perdeu um espaço que esperava ser dele após a saída de Viktor Gyokeres e assim deverá deixar o Sporting. Foi dado como certo no AC Milan, esteve muito perto do Rennes, mas o destino deve, afinal, ser o Leipzig, da Bundesliga, com os leões a receberem um valor a rondar os 25 mlhões de euros pelo jovem internacional dinamarquês.
Também com pouco espaço no plantel, este sábado o Sporting deve confirmar as saídas de Jeremiah St. Juste e Ricardo Esgaio.
O central neerlandês de 28 anos já foi associado ao Osasuna e ao Union Berlim, porém não terá chegado a acordo com nenhum dos dois emblemas, com o salário exigido pelo jogador a constituir um problema.
Quanto ao lateral português, o destino deve ser a Turquia e o Karagumruk, atual 12.º classificado do campeonato e situado nos arredores de Istambul.
Quem também ainda pode sair é Matheus Reis.
Quem já saiu e quem já entrou? Gyokeres foi embora, chegou Suárez…e não só
Do plantel que na temporada passada se sagrou bicampeão nacional saíram, até ao momento, o goleador Viktor Gyokeres, Franco Israel e o brasileiro Biel.
Gyokeres, depois de uma longa novela, assinou pelo Arsenal, com os gunners a pagarem 65,764 milhões de euros fixos, ficando ainda outros 10,256 milhões de euros dependentes do cumprimento de objetivos, num negócio que pode ascender até um total de 76,02 milhões de euros (o mais elevado de sempre para os lados de Alvalade).
Pelo guarda-redes suplente Franco Israel o Sporting recebeu quatro milhões de euros do Torino, enquanto Biel – que esteve longe de convencer nos seis meses que jogou de leão ao peito – foi emprestado ao Atlético de Mineiro, num acordo que contempla uma cláusula de compra obrigatória de 7 milhões de euros mediante o cumprimento de objetivos.
Em sentido inverso, os leões já investiram mais de 22 milhões de euros em Luís Suárez (podendo a transferência chegar aos 27 milhões), tendo também pago cerca de 12 milhões de euros pelo lateral direito Georgios Vagiannidis e 5,5 milhões de euros pelo médio Giorgi Kochorashvili.
O jovem extremo brasileiro Alisson Santos custou 2,1 milhões e Ricardo Mangas apenas 300 mil euros (podendo a contratação do lateral esquerdo chegar ao milhão de euros).