O Sporting falhou a inscrição de Jota Silva na Liga 2025/26. Depois de muitos avanços e recuos, os responsáveis dos bicampeões nacionais conseguiram finalmente chegar acordo com o Nottingham Forest para concretizar o negócio: taxa de empréstimo de 4,5 milhões de euros e opção de compra de 15,5 milhões de euros pelo extremo português.
Já era muito tarde quando o Sporting alcançou o acordo com os ingleses, pelo que depois teve de iniciar a inscrição jogador. Diz o Record, citando fonte do Sporting, que o clube enviou todos os dados a tempo para o TMS (Transfer Matching System) da FIFA, sistema que valida as transferências entre clubes de federações diferentes, mas não conseguiu fazer o mesmo no site da Liga, nos últimos minutos antes da meia noite de segunda-feira.
Assim, o nome do jogador não constou na última atualização de inscritos da Liga de Clubes.
Já a meio da tarde o Sporting tinha visto fugido um dos alvos para reforçar as alas. O brasileiro Kevin, do Shakhtar Donetsk, preferiu rumar ao Fulham, deixando o Sporting a correr contra o tempo.
Resta saber agora se a SAD liderada por Frederico Varandas vai contestar a não inscrição o extremo português ou se tentará uma inscrição na justiça.
Sporting podia ter iniciado todo o processo… via e-mail
A verdade é que o Sporting podia ter utilizado o e-mail para inscrever o jogador, como a Liga avisou atempadamente, para situações de inscrições dentro do prazo limite.
A 25 de agosto, a Liga Portugal emitiu um comunicado onde avisava as sociedades desportivas que, em situações limite, podiam dar início a inscrição de um futebolista via e-mail, desde que o processo fosse iniciado antes das 23h59 de segunda-feira. Nestes casos, os clubes dispunham de 24 horas para enviar a documentação restante.
“Sem prejuízo, no último dia de cada período de inscrições, o processo de inscrição pode ser instruído […] por correio eletrónico, sendo que neste caso deverá ser preenchida toda a informação via TRANSFER até ao final do dia útil seguinte» (n.º 5, ibid.), ou seja, até ao final do dia 02 de setembro de 2025”, diz o comunicado n.º 42 da Liga, datado de 25 de agosto.
“Recordamos que os atos praticados na plataforma TRANSFER são certificados, incluindo quanto à data e segundo em que foram praticados, através do Observatório Astronómico de Lisboa, valendo, no caso do correio eletrónico, o momento da respetiva entrada no endereço eletrónico transfer@ligaportugal.pt”, pode-se ler ainda no documento.
O Nottinhgham Forest poderá colocar Jota Silva nos mercados ainda abertos, como Turquia, Brasil e Arábia Saudita.