No momento da verdade, Jonas Vingegaard, da Visma-Lease a Bike, cerrou os dentes e mostrou que a Vuelta é dele. O ciclista dinamarquês descolou e fez a subida de 20% de inclinação com grande qualidade, ganhando vantagem para fechar a 20.ª e penúltima etapa no primeiro lugar.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Com este resultado, não há mais dúvidas de que a Volta a Espanha será entregue a Vingegaard. João Almeida não conseguiu acompanhar a aceleração e ficou pelo caminho, mantendo o segundo lugar na classificação geral, um resultado histórico. O português igualou Joaquim Agostinho ((1974) e mostrou-se ao Mundo como um dos melhores da atualidade.
Almeida partiu para a penúltima etapa com o objetivo de superar os 44 segundo de diferença para o líder, mas não ligou o turbo nos últimos metros e deixo-o escapar.
O luso começou a acelerou a três quilómetros do alto, numa subida complicada e com piso duro. Já sem nada a perder ou a ganhar, João Almeida terminou a etapa em quinto lugar, a 22 segundos do camisola vermelha.
Kuss foi segundo, a 11 segundos de Vingegaard, e Jai Hindley foi terceiro (13). Tom Pidcock ficou à frente de Almeida na quarta posição.
A etapa da consagração será este domingo, em Madrid.