O patinador artístico David Gouveia, de 25 anos, parte esta semana para um dos maiores desafios da sua carreira: alcançar a qualificação para os Jogos Olímpicos de Inverno e tornar-se no primeiro português a competir na disciplina.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
A prova decorre em Pequim, nos dias 20 e 21 de setembro, e distribui as últimas cinco vagas olímpicas disponíveis. Para assegurar um lugar histórico em Milão-Cortina2026, o atleta terá de terminar no top 5.
Integrado no programa de preparação olímpica, Gouveia regressa agora às pistas depois de uma paragem prolongada, motivada por lesão entre janeiro e maio. “Foi um esforço longo e difícil, com muito trabalho médico e mental, mas sinto que estou pronto. Agora quero desfrutar e mostrar o quanto amo este desporto”, confessou o patinador.
Campeão nacional em 2024, o luso-suíço vive e treina na Suíça, onde encontra melhores condições do que em Portugal. “Aqui em 20 minutos tenho uma pista de gelo, em Portugal ainda são poucas e pequenas. A federação tem feito um esforço, mas são precisas mais infraestruturas para que surjam novos campeões”, sublinha.
Apesar de reconhecer a elevada exigência da prova, o patinador não esconde a ambição: “Seria um passo enorme para o desporto português e um sonho concretizado para mim. Quero lutar por isso e nunca vou desistir.”