Cristiano Ronaldo continua a fazer história dentro e fora de campo. O internacional português entrou, pela primeira vez, na lista de multimilionários, de acordo com a ‘Bloomberg’. A fortuna de Ronaldo está avaliada em 1,2 mil milhões de euros (1,4 mil milhões de dólares), o suficiente para ser incluído nesta lista restrita. É o primeiro futebolista a consegui-lo.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Também na vertente financeira se fazem comparações com Lionel Messi, mas desta vez é o português a levar a melhor.
Se em tempos os salários entre os dois eram semelhantes, a ida de Cristiano Ronaldo para a Arábia Saudita disparou a discrepância. Messi rumou aos Estados Unidos (MLS), onde os salários são significativamente mais baixos, aos passo que o luso foi para o ‘universo dos milhões’. Contudo, é de realçar que o argentino terá direito a uma percentagem do capital social do Inter Miami quando terminar a carreira.
Ainda assim, também Ronaldo poderá vir a ter as mesmas regalias no futuro, depois de ter renovado contrato com o Al Nassr em junho. Nos primeiros dois anos e meio de contrato, internacional luso auferiu 172 milhões de euros. Se o valor já era elevado, tornou-se astronómico este verão com um acordo até 2027 que irá render 344 milhões de euros ao jogador, segundo a Bloomberg’.
Tendo em conta que na Juventus recebia 40 milhões de euros anuais, esta foi uma subida drástica de rendimento financeiro.
A mesma fonte dá conta de que, feitas as contas, Cristiano Ronaldo recebeu mais de 473 milhões de euros em salários, entre 2002 e 2023. Para além disso, junta-se um contrato de dez anos com a Nike por 18 milhões, bem como outras parcerias com outras marcas (Armani e Castrol).
O português recebe mais uns quantos milhões de euros em publicidade e também em investimentos enquanto empresário. Ronaldo tem participações em diversos setores, como por exemplo na Vista Alegre em Portugal e Espanha ou a comunicação social com o grupo Medialivre. Também o padel tem sido um dos alvos, com a compra do clube de padel Lisboa Racket Centre e como investidor na Cidade do Padel (Oeiras). Estes foram apenas os mais recentes investimentos de Ronaldo, que mantém a sua marca e o seu nome em expansão no mundo dos negócios.
É de notar que os cálculos da ‘Bloomberg’ reúnem os rendimentos obtidos ao longo da carreira, investimentos e contratos publicitários.