A prática de exercício físico deve fazer parte da sua rotina para o bem da sua saúde, nomeadamente a cardiovascular. Os benefícios são vários e fundamentais, mesmo que não sofra qualquer tipo de doença.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
A atividade física regular irá trazer melhorias à sua saúde e, no caso da cardiovascular, é importante perceber quais são os indicadores que serão amplamente favorecidos.
Os níveis de colesterol vão diminuir, tal como o seu peso e o stress. Para além disso, conseguirá controlar a tensão arterial, como refere o site ‘Cuf‘. As noites de sono terão mais qualidade, o que significa que ficará mais enérgico e com menos cansaço acumulado.
Todos estes fatores devem ser preocupações no seu dia-a-dia, mesmo que não tenha um historial preocupante no que ao seu coração diz respeito.
Ainda assim, é importante que consulte um cardiologista antes de começar a prática de exercício físico. O ideal é que perceba qual é intensidade de treino recomendada, a duração da sessão e o tipo de atividade que deve praticar. Importante referir que se sentir algum tipo de pressão ou dor no peito, fraqueza ou sensação de desmaio, é recomendado que pare o exercício físico.
Saiba o que pode fazer para manter o coração ativo
1 – Caminhadas
Este é uma das melhores recomendações para a melhoria da sua saúde cardiovascular, até porque há vários estudos que explicam a importância deste tipo de exercício físico. Segundo um estudo da ‘Harvard School of Public Health’, caminhar 30 minutos por dia vai reduzir o risco de doença arterial coronária em 18%.
Para além disso, é um dos treinos mais acessíveis, uma vez que não precisa de nenhum equipamento e pode fazê-lo em qualquer lado. O melhor a fazer é introduzi-lo no seu dia-a-dia. Por exemplo, pode optar por fazer mais deslocações a pé, dispensado sempre que puder o carro.
2 – Ciclismo
Andar de bicicleta é uma das atividades que pode praticar se trabalhar o coração e não só. Vai ajudá-lo a regular os níveis de pressão arterial e de colesterol.
A bicicleta estática ou de spinning também podem ser alternativas, no ginásio ou em casa.
À semelhança das caminhadas, pode introduzir a bicicleta no seu dia-a-dia.
3 – Correr
Basta uma hora por semana a correr para reduzir em 42% o risco de doença arterial coronária, de acordo com a ‘Harvard School of Public Health’. É semelhante à caminhada, mas de alta intensidade. Por essa razão, os benefícios serão ampliados.
Para além disso, se correr ao ar livre poderá melhorar os índices de bem estar mental.
4 – Treino no ginásio
É importante que treine de qualquer forma, mesmo que seja em casa onde poderá ter uma vasta variedade de opções de treino. Contudo, no ginásio também irá conseguir ter benefícios para a saúde cardiovascular. Poderá usar passadeiras (caminhada ou corrida), bicicleta, remo ou elíptica, mas também poderá desenvolver treino de força.
A prática de exercício físico é fundamental para que mantenha um peso equilibrado, um fator importante na manutenção da saúde cardiovascular.
5 – Natação
A natação tende a ser desvalorizada, mas é uma modalidade completa e rica em benefícios. É um bom treino de cardio e pode ajuda-lo no fortalecimento muscular.
Para além disso, melhora a densidade óssea e tem pouco impacto nas articulações. A hidroginástica também é uma boa alternativa.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –