Numa altura em que as principais ligas de futebol estão paradas para compromissos das seleções, é hora de olhar para a Primeira Liga e perceber como estava há um ano, à oitava jornada.
Assim, o AFS (menos oito pontos) e o Santa Clara (menos sete pontos) são as equipas que mais caíram de um ano para outro. À oitava ronda da época 2024/25, os avenses somavam nove pontos, no 10.º posto, os açorianos eram 4.ºs com tinham 15, numa época em que terminaram no 6.º lugar e foram à Liga Conferência desta temporada.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Esta época, o AVS é último com um ponto, fruto de um empate em oito jogos, o Santa Clara é 13.º com oito.
O terceiro clube que mais caiu de uma época para outra é o Sporting: à 8.ª ronda de 2024/25, liderava a I Liga com 24 pontos em 24 possíveis. Esta época já perdeu cinco. O Braga tem menos quatro pontos, o Vitória de Guimarães menos três e o Benfica menos um que tinha na temporada passada.
Por outro lado, ninguém subiu mais do que o Gil Vicente (mais seis pontos). À 8.ª ronda da I Liga da época passada, os Galos eram 9.º com 10 pontos. Esta época a equipa de César Peixoto já leva 16 pontos, que o coloca num fantástico 4.º posto.
O Nacional de Tiago Margarido também subiu: tinha cinco pontos (17.º) à oitava ronda da época passada, nesta já leva 10 (9.º posto). O Moreirense tem mais quatro (era 8.º com 11, agora é 5.º com 15 pontos) e é a única equipa 100 por cento vitoriosa em casa na Primeira Liga, esta época.
O Arouca e o Estrela da Amadora somam mais dois pontos, o FC Porto leva mais um em relação à 2024/25.
Em relação à época passada, o FC Porto tem a seu favor o facto de já ter disputado dois clássicos nas primeiras oito rondas (vitória 2-1 em casa do Sporting e 0-0 em casa com Benfica), ao contrário da época passada em que tinha feito um clássico (derrota com o Sporting).
Além disso, os Dragões somam apenas um golo sofrido esta época, quando em 2024/25 tinha quatro. Os azuis e brancos levam 19 golos marcados (tinham 18 na época passada).
Além de ter menos cinco pontos, o Sporting tem menos golos marcados (20 contra 27 da época passada), mais sofridos (cinco, contra dois de 2024/25).
O Benfica tinha 19 golos marcados e cinco sofridos em 2024/25 nas primeiras oito rondas da I Liga. Esta época, o emblema da Luz leva apenas 13 golos marcados e quatro sofridos.