Após uma longa e dura paragem, Yaya Sithole regressou esta temporada aos relvados. O médio sul-africano sofreu uma grave lesão em 2024/25, quando estava emprestado pelo Tondela ao Gil Vicente, tendo fraturado a tíbia e perónio da perna direita.
Depois de ter estado praticamente toda a época afastado dos relvados, Sithole está de volta, somando um golo em seis jogos, tendo sido titular pelo Tondela nos últimos três.
Para além da recuperação física a que foi sujeito, o jogador falou também do trabalho de recuperação mental que foi necessário, uma vez que chegou a pensar que não mais jogaria futebol.
“Quero agradecer a Deus pela oportunidade de jogar futebol novamente. Pensei que a lesão que sofri seria o fim da minha carreira. Felizmente, voltei à seleção e ao clube, mas foi difícil do ponto de vista mental, porque, estando lesionado, não conseguia fazer nada”, afirmou em entrevista à publicação sul-africana ‘Sportswire’.
O bom arranque de temporada permitiram também a Yaya Sithole regressar à seleção da África do Sul, podendo esta sexta-feira somar a sua 22ª internacionalização diante do Zimbabué.