Não vão ser um, nem dois, mas três os duelos entre Benfica e Sporting nas principais modalidades masculinas de pavilhão neste fim-de-semana. Dois deles serão exatamente à mesma hora e num deles há um troféu em jogo.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Loulé recebe Supertaça de voleibol
Depois de, na temporada passada, o Sporting ter acabado com a hegemonia do eterno rival no campeonato nacional de voleibol, que vinha de cinco títulos consecutivos, e de as águias terem conquistado a Taça de Portugal, vamos ter ma espécie de ‘tira-teimas’ na Supertaça.
Com transmissão na Sport TV, leões e águias medem forças a partir das 16h00 no Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, em Loulé, pelo primeiro troféu da época, que marca o arranque da temporada, depois da presença de Portugal no Campeonato do Mundo, no mês passado.
O Sporting levou a melhor nos últimos três duelos entre as duas equipas, virando então por completo a final do campeonato, à melhor de cindo, depois de duas derrotas nos dois primeiros jogos.
O equilíbrio tem, efetivamente, sido a nota dominante nos tempos mais recentes: nos 20 últimos jogos em que se enfrentaram o registo é de 10 vitórias para cada lado.
Luta pelo topo (e pela invencibilidade) no futsal
No mesmo dia, precisamente à mesma hora (sábado, dia 11, pelas 16h00), mas no Pavilhão da Luz águias e leões defrontam-se também no campeonato nacional de futsal, em encontro referente à 5.ª jornada da prova.
Benfica e Sporting somaram, ambos, quatro vitórias nas quatro primeiras jornadas e lideram a classificação, juntamente com o Leões de Porto Salvo, que em caso de empate no dérbi até podem ser os grandes beneficiados da ronda e ficar isolados o topo.
Se no voleibol, na época passada, foi o Sporting a acabar com a hegemonia do Benfica no campeonato, no futsal aconteceu o oposto e foi o Benfica a sagrar-se campeão após quatro títulos seguidos dos leões. Porém, já esta temporada, na Supertaça, em Gondomar, o Sporting desforrou-se (e de que maneira) ao vencer as águias por 6-1, erguendo o primeiro troféu da temporada.
O histórico recente de embates é claramente favorável aos leões, que venceram 12 dos últimos 20 jogos com as águias, perdendo apenas 5 (tendo o Benfica triunfado depois no desempate por penáltis num dos três que terminaram empatados). Os verdes e brancos têm também vantagem no histórico total de encontros: em 150 jogos houve 70 vitórias leoninas, 33 empates e 47 triunfos encarnados.
Leões tentam inverter tempos recentes no basquetebol
Se no sábado há um dérbi em campo neutro e outro na luz, no domingo, dia 12, será o Sporting a ter um dérbi em sua casa, com o Pavilhão João Rocha a receber pelas 15h00, em partida da segunda jornada do campeonato nacional de basquetebol.
As duas equipas entraram a ganhar na prova, com vitórias confortáveis na ronda inaugural, com o Sporting a vencer em Guimarães o Vitória SC e o Benfica derrotou em casa a sempre difícil Oliveirense.
O Sporting vai esta época tentar contrariar o domínio evidenciado pelo tetracampeão Benfica nos últimos tempos.
Um domínio bem patente nos resultados mais recentes entre os dois emblemas. As águias ganharam 8 dos últimos 10 jogos entre as duas equipas, incluindo os últimos 4. A última vitória do Sporting sobre o Benfica tem quase dois anos e data de novembro de 2023, conseguida após prolongamento.