Afonso Costa e Patrícia Batista sagraram-se, no domingo, campeões da Europa de Remo de Mar, disciplina de beach sprint, em Antália, Turquia.
A dupla portuguesa impôs-se na competição de equipas mistas (C2xMix), ao vencer na final os alemães Franz Werner e Sophie Leupold.
No domingo, Afonso Costa e Patrícia Batista começaram por eliminar a equipa húngara (Ferenc Szigeti) e Zoltana Gadanyi) e qualificaram-se para os quartos de final, fase em que tiveram por adversária a equipa de Espanha (Adrian Miramon e Nadia Felipe), que também eliminaram. Nas meias-finais, os lituanos Dominykas Jancionis e Martyna Kazlauskaite foram as vítimas de Afonso Costa e Patrícia Batista antes da vitória final frente à dupla alemã.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
“Foi uma prova muito dura. Fomos sempre lado a lado, melhorando a cada progressão. Estamos muito contentes com o resultado, é um bom indicador para o novo ciclo olímpico”, comentou, no final, Patrícia Batista.
“Desde que o Remo de Mar integrou o ciclo olímpico de Los Angeles 2028, nós sabíamos que o nível iria estar muito elevado e preparámo-nos bem. Sabíamos que teríamos progressões muito difíceis e enfrentámos nas meias-finais os lituanos, que são os atuais campeões do mundo. Após essa vitória chegámos à final e sabíamos que íamos conseguir vencer. Felizmente, trouxemos o ouro para Portugal”, analisou Afonso Costa.
Rita Araújo e Dinis Oliveira (C2xMix, sub-19) ficaram na 1.ª eliminatória; Bruna Parente (CW1x) foi eliminada nos quartos de final; e o mesmo sucedeu com Dinis Oliveira (CM1x Sub19). Já Alison Russo (CM1x) e Rita Araújo (CW1x, sub-19) não chegaram à fase das eliminatórias.