Portugal joga esta terça-feira com a Hungria no Estádio de Alvalade. Caso vença a partida e a Arménia não consiga o mesmo diante da Irlanda, a seleção portuguesa garante desde logo a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Contudo, a equipa das quinas não é a única com ‘match point’ para carimbar o passaporte rumo ao Mundial das Américas.
Europa
A Suíça lidera atualmente o grupo B com 9 pontos em três jornadas, seguido do surpreendente Kosovo com 4. Em caso de vitória esta segunda-feira em casa da Eslovénia, os suíços garante desde logo o apuramento para o Mundial, deixando kosovares, eslovacos e suecos a discutir um lugar no ‘playoff’.
Situação idêntica é a da França. Com três triunfos em outros tantos jogos, a seleção francesa pode assegurar o passaporte para as Américas em caso de vitória no reduto da Islândia esta segunda-feira.
Finalmente no grupo K, a Inglaterra tem a possibilidade de fechar esta terça-feira o apuramento. Os ingleses lideram o grupo com 15 pontos em cinco jogos, e caso somem mais três na visita à Letónia, garantem passagem para o Campeonato do Mundo.
África
Na fase de apuramento africana, cinco das nove vagas diretas já estão ocupadas (Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia e Gana).
No grupo B, o Senegal lidera e pode vencer o grupo se vencer na terça-feira a Mauritânia. À espera de uma derrota dos senegaleses está a República Democrática do Congo, que apenas com esse cenário poderá aspirar à qualificação direta, tendo de também vencer o Sudão.
No grupo C ainda há três seleções com possibilidade de apuramento direto. O Benim lidera o grupo e joga em casa da Nigéria; os nigerianos terão de vencer por mais de um golo e esperar também que a África do Sul não vença o Ruanda.
Para vencer o grupo, os sul africanos têm de vencer o seu jogo e esperar que Benim não consiga o mesmo resultado em Lagos.
Chegados ao grupo D, Cabo Verde tem a possibilidade de fazer história esta segunda-feira e garantir o seu primeiro Mundial. Para tal, os cabo-verdianos terão de vencer em casa o Eswatini, último do grupo.
Os Camarões ainda têm possibilidade de apuramento, tendo de para tal vencer a seleção de Angola e esperar que Cabo Verde não consiga melhor que um empate.
No grupo D a Costa do Marfim lidera e tem a possibilidade de fechar as contas da qualificação caso vença em casa o Quénia na terça-feira.
O Gabão estará certamente atento a este jogo, sabendo que tem de vencer o Burundi e esperar que os costa-marfinenses não ganhem o seu jogo.
Ásia
Na zona asiática de apuramento luta-se pelos últimos dois lugares disponíveis, isto depois de Austrália, Coreia do Sul, Irão, Japão, Jordânia, Uzbequistão já terem carimbado o seu passaporte.
Esta terça-feira o Catar defronta os Emirados Árabes Unidos, equipa que lidera o seu grupo, e que precisa apenas de um empate para assegurar o apuramento; já os cataris terão obrigatoriamente de vencer se quiserem chegar diretamente ao Campeonato do Mundo.
No outro grupo, a Arábia Saudita defronta o Iraque. Sauditas e iraquianos estão em igualdade pontual, sendo que os primeiros têm vantagem por terem mais golos marcados.
Assim, os iraquianos estão obrigados a vencer para conseguir regressar ao maior palco do futebol planetário, 40 anos depois. Já para a Arábia Saudita, um empate é suficiente.