Á África do Sul confirmou o apuramento para o Mundial 2026, ao golear o Ruanda e tirar partido da derrota do Benin na Nigéria por 0-4. Os Bafana Bafana venceram por 3-0 e terminam o Grupo C com 18 pontos, mais um que a Nigéria e o Benin.
O Benin precisava de vencer a Nigéria ou fazer um resultado igual ao da África do Sul para se apurar pela primeira vez para um Mundial, mas acabou goleado pelos nigerianos, numa tarde de sonho de Victor Osimhen, autor de três dos quatro golos dos nigerianos.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
A Nigéria termina com 17 pontos e terá de fazer contas para saber se é um dos melhores quatro melhores segundos colocados para ir ao play-off africano.
Moçambique despediu-se do apuramento com uma vitória no terreno da Somália. O único golo do jogo foi apontado por Geny Catamo, jogador do Sporting.
Os Mambas terminam o Grupo G com 18 pontos, no 3.º posto, atrás do Uganda terminou em segundo e vai ao play-off.
Falta apenas decidir dois apurados na fase de grupos africano. O Senegal tem vantagem sobre a RD Congo: recebe a Mauritânia e só tem de vencer para se apurar. A Costa do Marfim só tem de vencer o seu jogo para confirmar um lugar no Mundial 2026.
África do Sul junta-se a Cabo Verde, Egipto, Marrocos, Argélia, Tunísia e Gana entre os apurados africanos.