A campeã olímpica Ariarne Titmus surpreendeu o mundo da natação ao anunciar, esta quinta-feira, a sua retirada profissional aos 25 anos. A australiana, dona de quatro medalhas de ouro olímpicas e um dos nomes mais marcantes da modalidade na última década, partilhou a decisão num vídeo nas redes sociais, descrevendo o momento como “muito duro, mas libertador”.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
“Sempre adorei a natação, é a minha paixão desde pequena. Mas esta pausa fez-me perceber que há coisas na vida que, para mim, agora são mais importantes do que o desporto — e isso está bem”, explicou a atleta.
Titmus, que havia feito uma pausa na carreira após os Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde voltou a brilhar ao defender com sucesso o título dos 400 metros livres conquistado em Tóquio 2020, revelou que a decisão foi amadurecida ao longo do último ano.
“Sempre pensei em regressar. Nunca imaginei que Paris seria o meu último palco olímpico. Gostaria de ter saboreado mais aquele momento. Mas estes 12 meses permitiram-me explorar outros aspetos da vida. Tive alguns problemas de saúde antes dos Jogos que me abalaram — e foi aí que percebi que precisava de parar”, confessou a nadadora, que foi submetida a uma cirurgia para remover um tumor benigno nos ovários nesse período.
Apelidada de “Terminator” pelo seu estilo feroz nas piscinas, Titmus despede-se com um currículo notável: 33 medalhas internacionais, incluindo oito olímpicas (quatro de ouro, três de prata e uma de bronze), nove em Mundiais e oito nos Jogos da Commonwealth.