A globalização do desporto está levar modalidades a países onde não são praticados ou tem fraca expressão, e a transferir jogos de futebol de um continente para outro, tendo por base a ideia de expansão das modalidades para outros mercados.
Assim, esta semana o Royal Albert Hall, em Londres vai receber um torneio de sumô, luta japonesa com quase nenhuma expressão fora do Japão. Durante cinco dias, 40 lutadores de topo competirão na capital britânica, tal como aconteceu em 1991 quando o recinto acolheu o Grande Torneio de Sumo, na sua primeira incursão fora do Japão.
Se Londres recebe um pouco do Japão, Madrid será palco de um encontro do desporto mais popular dos Estados Unidos da América. O moderno Santiago Bernabeu, casa do Real Madrid, irá receber no dia 16 de novembro o jogo entre o Miami Dolphins e os Washington Commanders, encontro da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL). Além de Espanha, a Irlanda também deverá receber um jogo da NFL.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Ainda recentemente, o Estádio Azteca, na Cidade do México, teve mais de 100 mil espetadores nas bancada para ver a vitória dos Arizona Cardinals sobre os San Francisco 49ers por 31-14, no dia 02 de outubro. Alemanha em 2022, Brasil em 2024 já receberam partidas da Liga Nacional de Futebol Americano no passado.
Também provas da IndyCar dos EUA, já se realizaram no Canadá, México, Brasil, Japão e Austrália, e a NASCAR, rival da IndyCar, também teve corridas na Europa, Canadá, México e Brasil.
O futebol australiano, um desporto que combina futebol gaélico com rúgbi, quer conquistar novos públicos e, vai daí, transferiu alguns jogos da Premier League da AFL (Australian Football League) para a Nova Zelândia e China, à procura de novos entusiastas.
O padel, outro desporto em expansão, começou a ganhar adeptos em Espanha, país que organizou a primeira edição do World Padel Tour, em 2013, sendo que alguns torneios foram disputados Argentina e em Portugal. Em 2014 o circuito chegava ao Dubai e, dez anos depois, World Padel Tour já passou por 13 países, como Dinamarca, Alemanha, Finlândia, Chile ou Paraguai.
Modalidades como os dardos e o snooker, tipicamente britânicas, também estão em expansão. Em 2026, a Professional Darts Corporation (PDC) levará a World Series of Darts até a Arábia Saudita.
O Snooker, que até à década de 1980 se disputava em países como Austrália, Canadá e África do Sul, expandiu-se para a Ásia e hoje tem uma forte presença na China, Tailândia e Japão.
No futebol, muitas competições locais tem sido disputadas longe dos países das equipas, por questões financeiras e não só. Recentemente, a Liga Espanhola resolveu transferir para Miami, EUA, o jogo entre o Barcelona e o Villarreal, da 17.ª jornada da prova, a ser disputado no dia 20 de dezembro.
As Supertaças de Espanha e Itália têm sido disputadas na Arábia Saudita, enquanto o Qatar acolheu a Supertaça Francesa.