Às gentes de Celorico de Basto saiu-lhes a sorte grande na Taça de Portugal. Depois de verem o clube da terra galgar desde a Divisão de Honra da Associação de Futebol de Braga até ao Campeonato de Portugal, vão agora receber o FC Porto.
Não será no velhinho Estádio Municipal de Celorico de Basto, com capacidade para 400 lugares, mas sim no Municipal de Barcelos, recinto com lotação para 12 mil lugares. Espera-se uma boa casa, até porque os adeptos do Celoricense só terão de fazer 85 quilómetros até Barcelos para ver a sua equipa contra um grande do futebol nacional pela primeira vez.
Além de receber o FC Porto, o Celoricense também já sabe que ficará com a totalidade das verbas da bilhética e direitos da transmissão televisiva, cortesia da direção liderada por André Villas-Boas que, à semelhança do que fazia Pinto da Costa, vai doar todas as receitas do jogo ao clube da terra de Diogo Dalot.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
O FC Porto já vendeu quatro mil bilhetes para o jogo, agora é esperar que boa parte dos 17.643 habitantes de Celorico de Basto se façam representar para a festa do futebol.
Diante do 5.º colocado da Série A do Campeonato de Portugal 2025/26, Francesco Farioli deverá apostar em atletas com menos minutos esta temporada, além de poder lançar alguns da equipa B. Gabriel Brás, Luís Gomes, António Ribeiro, Kaio Henrique, Domingos Andrade, Tiago Silva, João Teixeira, André Oliveira, Kauê Rodrigues, Ángel Alarcón, Leonardo Vonic e Salvador Gomes estiveram a trabalhar com o plantel principal durante a semana, face a ausência de vários atletas nas seleções, pelo que é de esperar que alguns sejam lançados.
Assim, Cláudio Ramos deverá ser o guarda-redes, Pedro Lima poderá fazer a sua estreia na equipa, como lateral direito. Na esquerda a escolha deverá recair em Zaidu. Prpic terá uma das vaga no centro da defesa, e é provável que faça dupla com Gabriel Brás.
Pablo Rosario, Stephan Eustáquio e Rodrigo Mora deverão formar o trio do meio-campo, no apoio a Angel Alarcón, William Gomes e Denis Gul. Yann Karamoh, João Teixeira, Domingos Andrade, André Oliveira e Leonardo Vonic também poderão estrear-se.
De recordar que quem vencer este jogo, medirá forças com o vencedor da eliminatória entre o Sintrense e o Rio Ave.
Momento de forma: Dragão imbatível, Celoricense estável
O FC Porto é das poucas equipas imbatíveis na Europa, neste momento. Os azuis e brancos venceram nove dos 10 jogos disputados e só não ganharam ao Benfica esta época. O 0-0 na última jornada da I Liga interrompeu uma série de nove triunfos seguidos, que colocam o FC Porto na liderança isolada do campeonato nacional, além de ser uma das equipas só com triunfos na Liga Europa.
O Celoricense, orientado pelo jovem Rafael Seixas (35 anos), está estável na Série A do Campeonato de Portugal, no 5.º posto com nove pontos, após três vitórias(5-2 ao Monção, 1-0 ao Mirandela e 5-1 ao Ribeira Brava) e duas derrotas (Bragança e Limianos, todos por 2-1)
Curiosamente, seis dos oito jogos do Celoricense esta época foram em casa. A equipa afastou CD Celeiros na 1.ª ronda da Taça, equipa que tinha vencido na Supertaça da AF Braga. Na ronda anterior afastou o Mafra, da Liga 3, por 1-0, após prolongamento.
Esta é a segunda época de Rafael Seixas como treinador do Celoricense, depois de uma primeira experiência como treinador no Vila Meã. Em 2023/25, João Seixas era defesa do Celoricense, ele que teve uma passagem pelo FC Porto, quando era jovem (sub-17 e sub-19):
O que dizem os treinadores
Francesco Farioli (FC Porto): “Quando comecei a minha jornada enquanto treinador, foi nos níveis amadores, e vamos encontrar uma equipa que vai dar a vida. Têm uma oportunidade única para se mostrarem e para disfrutarem do dia. Temos de ser muito inteligentes na forma como abordamos este jogo, porque o futebol está cheio destas surpresas. Começamos 0-0 e temos de merecer seguir em frente.”
O Celoricense vs FC Porto está marcado para às 18h00 deste sábado, no Estádio Cidade de Barcelos. O jogo será arbitrado por Carlos Macedo, Luís Costa e João Macedo serão os assistentes, Pedro Alves o quarto árbitro.