O Sporting visita este sábado, a partir das 20h15, o Estádio Capital do Móvel, para defrontar o Paços de Ferreira em encontro da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal 2025/26. Os leões defendem o troféu conquistado na temporada passada e buscam a terceira presença consecutiva na final, algo que não acontece desde meados da década de 1990.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
A equipa de Rui Borges ocupa atualmente o 2.º lugar da I Liga 25/26, a três pontos do primeiro lugar, ao fim e oito jornadas, enquanto o Paços de Ferreira está no 16.º e antepenúltimo lugar da II Liga, com sete jornadas disputadas, não tendo ainda somado qualquer vitória na prova.
Se o Sporting se estreia neste jogo nesta edição da Taça, o Paços de Ferreira, por seu lado, já teve de superar a 2.ª eliminatória, batendo então o nazarenos por 1-0, naquele que foi o único triunfo dos castores em jogos oficiais esta temporada.
Momento de forma
Antes da paragem competitiva para os jogos das seleções, o Sporting o Sporting atravessava uma série de dois jogos sem vencer, tendo perdido em Nápoles para a Liga dos Campeões e empatado 1-1 em casa com o SC Braga. Antes disso tinha somado quatro vitórias consecutivas.
Ao todo, esta temporada, em 11 jogos oficiais esta temporada, o Sporting somou 7 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Os leões só não marcaram golos num dos jogos que disputaram esta época até à data (precisamente no primeiro, na derrota com o Benfica para a Supertaça).
Quanto ao Paços de Ferreira, disputou 8 jogos oficiais esta época (sete para a II Liga, e um para a Taça), tendo somado 1 vitória (precisamente no jogo da Taça, ante o Nazarenos, dos distritais), 5 empates e 2 derrotas. Uma dessas derrotas, curiosamente, foi frente ao Sporting B, por 3-0.
O Paços não marcou golos em quatro dos oito jogos que disputou esta temporada até ao momento, mas não sofreu qualquer golo em três, tendo já registado três nulos esta temporada.
Histórico de encontros
Esta será a terceira vez que os dois emblemas medem forças para a Taça de Portugal, mas em ambas as anteriores ocasiões o embate teve lugar em Alvalade. O Sporting levou a melhor nos dois: venceu por 1-0 na 4.ª eliminatória em 2010/11, graças a um golo de Yannick Djaló, e por 3-0 em 2020/21, com golos de Tiago Tomás, Bruno Tabata e João Palhinha.
Olhando para o conjunto de todas as competições, o Sporting venceu 37 dos 53 encontros já disputados entre as duas equipas, não tendo perdido nenhum dos últimos 20 e tendo ganho os 13 mais recentes. O mais recente desses duelos teve lugar no Estádio Capital do Móvel, a 7 de maio de 2023, com o Sporting a vencer por 4-0 numa temporada em que o Paços acabou despromovido à II Liga. O Paços não marcou qualquer golo ao Sporting nos seis últimos jogos entre as duas equipas.
O último triunfo do Paços de Ferreira sobre o Sporting data de maio de 2013, por 1-0. O Paços era então treinado por Paulo Fonseca e terminaria essa temporada no 3.º lugar, com o Sporting – nesse jogo orientado por Jesualdo Ferreira – a terminar com a sua pior classificação de sempre (7.º lugar). Ao todo, o Paços de Ferreira venceu o Sporting em nove ocasiões até hoje, com destaques para triunfos por 4-0 em 2002 e por 3-0 em 2005.
O que dizem os treinadores
Filipe Cândido, treinador do Paços de Ferreira: “”Independentemente de quem jogue, o Sporting será sempre uma equipa fortíssima. Basta ver o valor dos seus avançados e a qualidade do plantel. É uma equipa ofensivamente muito forte, talvez a melhor dos últimos cinco anos. Pode, por vezes, parecer menos equilibrada porque coloca muita gente no ataque, mas é uma equipa extremamente competitiva. Independentemente das escolhas do adversário, esperamos um jogo muito difícil.”
Rui Borges, treinador do Sporting: “Não menosprezar o adversário, tem alguma história. Uma final e duas meias-finais. Está disputou pré-eliminatórias de Champions. Olhar de forma séria. Ao nível da mentalidade, vamos defender um título. Queremos estar na final do Jamor, que nos marcou na época passada. A maior motivação é defender algo que é nosso, que conquistamos com muito esforço e dedicação e tentar estar na final novamente que é nosso maior desejo.”
O árbitro
O Conselho de Arbitragem da FPF nomeou Miguel Nogueira para dirigir o Paços de Ferreira-Sporting. Será a primeira vez que o árbitro de 31 anos da AF Braga, que apitou recentemente o FC Porto-Benfica, da Jornada 8 da I Liga, vai dirigir um encontro quer dos castores, quer dos leões na presente época.