O Mundial de sub-20 terminou de forma surpreendente. A favorita Argentina foi derrotada, em Santiago do Chile, por Marrocos que se sagrou campeã pela primeira vez campeã Mundial.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
A Argentina viu-se a sofrer pela primeira vez dois golos num jogo neste Mundial Sub-20 e falhou mais um título para a conta pessoal. No final, a sua estrela do ataque, Yassir Zabiri, jogador do Famalicão, apontou dois golos e terminou a competição com cinco no total, tendo sido eleito o Bola de Prata da prova.
Marrocos patenteou uma campanha extraordinário, ao ter batido na fase de grupos o Brasil, a Espanha e a França nas meias-finais.
Zabiri foi o segundo melhor jogador da competição
Marcou aos 12 e 29 minutos, no segundo da partida contou com assistência do avançado Othmane Maamma (Watford) eleito o melhor jogador da prova e que ainda não somou minutos pelos ingleses nesta época.
Caminho até à final e jogadores em destaque
A Albiceleste já tinha conquistado a prova por seis vezes, mas não disputava uma final desde 2007, ano em que Sergio Aguero os levou à glória, depois da reviravolta sobre a República Checa em Toronto. Os argentinos tinham vencido todos os jogos, com exibições plenas de competência e aagia. Marrocos era o ‘underdog’, nunca tinha vencido a competição, tendo terminado na liderança de um grupo de elevado grau de dificuldade, com Espanha, Brasil e México. Muito forte no setor defensivo, revelou-se mortífera no momento das transições e aí também se destacou Yassir Zabiri do Famalicão.
Outro das maiores estrelas da competição foi Gianluca Prestianni. O avançado de 19 anos do Benfica iniciou o Mundial no banco, mas passou a integrar o onze titular. Foi decisivo nas meias-finais, ao fazer a assistência que colocou a seleção da Pampas na final na partida frente à Colômbia. Foi mesmo eleito o MVP da partida. Já o tinha sido contra o México nos quartos de final.
Para além de Gianluca Prestianni, Tomás Pérez (FC Porto) também foi titular no jogo decisivo entre Argentina e Marrocos. O médio dos dragões foi lançado de início, mas saiu ao intervalo tendo concluído a sua participação com a medalha de prata. Tomás Pérez participou em cinco dos sete jogos da seleção albiceleste até à final e marcou um golo contra a Austrália, na segunda jornada da fase de grupos.
Jogadores que se destacaram no Mundial de sub-20.
Yassir Zabiri irá certamente passar a estar mais radar da imprensa nacional e internacional. Marcou cinco golos, entre os quais frente ao Brasil, Colômbia e Coreia do Sul e foi o homem do jogo na final frente à Argentina. Mostrou grandes capacidades ao nível da finalização.
Othmane Maamma – Foi considerado o MVP da competição. Deu nas vistas pelas jogadas e capacidade individual. Marcou um golo e anotou quatro assistências e deslumbrou pela sua capacidade técnica. Mudou-se para o Watford, proveniente do Montepellier, mas ainda não se estreou pelos ingleses.
Benjamin Cremaschi foi outra das grandes figuras do Mundial. Mas ao contrário de outros, o currículo já fala por si. Aos 20 anos, realizou 107 jogos pelo Inter de Miami e está agora cedido ao Parma da Série A. Representou os Estados Unidos na competição, apesar de contar com ascendência italiana. Foi o melhor marcador da prova com cinco golos apontados e ainda duas assistências. É já internacional pelos Estados Unidos e capitaneou a sua equipa no Mundial sub-20.
O troféu de melhor para o melhor marcador foi desempatado pelas assistências. O norte-americano Benjamin Cremaschi, somou os mesmos cinco golos do colombiano Neiser Villarreal, do francês Lucas Michal e de Zabiri.