Josko Gvardiol mudou-se para o City em agosto de 2023 por um verba avultada, tornando-se no segundo defesa mais caro de sempre.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Contudo, em declarações à BBC Sports, revelou que quase trocou o futebol pelo basquetebol nos tempos em que atuou pelo Dinamo Zagreb. Com dificuldades em somar minutos, Gvardiol chegou a equacionar mudar de desporto. “Não me sentia feliz. Tentei encontrar outras soluções, e todos os meus amigos jogavam basquetebol”.
Os títulos em Zagreb levaram-no à Alemanha para representar o Leipzig. Impressionou nas últimas épocas pelos germânicos e assinou pelos ingleses por duas temporadas. “Se há cinco anos me perguntassem se me via no City, eu iria dizer que era impossível”, atirou.
Tornou-se um jogador fulcral na equipa e no sistema de Guardiola e é o defesa mais goleador desde a sua chegada.
Na época passada, marcou presença no top-10 entre os jogadores mais utilizados, de acordo com um ranking da Fifa Pro. Jogou em 55 dos 61 jogos dos cityzens. Foi utilizado preferencialmente do lado esquerdo na época passada. Esta época voltou ao seu papel de central junto a Ruben Dias. “Feliz por regressar à minha posição”, referiu.