As eleições mais concorridas de sempre para a presidência do Benfica realizam-se este sábado, 24 de outubro. Seis candidatos lutam pelo lugar de 35.º presidente do clube Encarnado: Martim Mayer (Lista B), João Diogo Manteigas (Lista C), Cristóvão Carvalho (Lista D), Luís Filipe Vieira (Lista E), João Noronha Lopes (Lista F), Rui Costa (Lista G).
A candidatura de João Diogo Manteigas não concorre para a Mesa da Assembleia Geral (apoia João Leite). A candidatura de Cristóvão Carvalho também não apresentou lista para MAG, nem para a Comissão de Remunerações.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Informações úteis
Os sócios do Benfica podem votar entre às 08h30 e às 22h00, hora de Portugal continental. Nas Ilhas da Madeira e dos Açores no e Estrangeiro, os horários locais serão alinhados com esta janela horária.
Se nenhum dos seis candidatos conseguir mais de 50 por cento dos votos no sábado, os dois mais votados irão para uma segunda volta, agendada para o dia 08 de novembro.
De recordar que não haverá voto antecipado nas eleições.
Os sócios vão eleger os novos órgãos sociais do clube (Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal) e o órgão estatuário (Comissão de Remunerações – a lista para a comissão de renumerações será apresentada por candidatura que se apresente a todos os órgãos sociais, nos termos dos Estatutos).
Cada sócio do Benfica receberá quatro boletins de voto, cada um com uma cor diferente relativa a um dos quatro órgãos sociais a eleger: direção, mesa da assembleia geral, conselho fiscal e comissão de remunerações. Se um sócio votar em duas listas no mesmo boletim, o voto é considerado nulo. Se um boletim não for preenchido, o voto é considerado branco.
Os resultados deverão ser comunicados pela Mesa da Assembleia Geral do Benfica na madrugada de domingo.
Conheça um pouco os candidatos, as suas ideias e as suas equipas
Martim Mayer (Lista B): “Benfica no sangue”
João Diogo Manteigas (Lista C): “Benfica vencerá”
Cristóvão Carvalho (Lista D): “Pelo Benfica”
Luís Filipe Vieira (Lista E): “Voltar a ganhar”
João Noronha Lopes (Lista F): “Benfica acima de tudo”
Rui Costa (Lista G): “Só o Benfica importa”
Perguntas frequentes
Quem pode votar? Só poderá voltar os maiores de 18 anos no dia da votação com, pelo menos, um ano de sócio. Os sócios têm de ter as quotas em dia (mínimo: quota de agosto 2025 – 1.ª Volta; quota de setembro – 2.ª Volta). Quem tiver quotas em atraso, poderá regularizar a sua situação até 48 horas antes do dia das eleições (até 23/10/2025).
Irão voltar os 255.117 sócios que constam no caderno eleitoral, que encerrou a 25 de setembro. Os sócios com deficiência visual podem votar, desde que acompanhados por uma pessoa, mediante comprovativo médico.
Quantos votos tenho direito? O número de votos está ligado ao número de anos de sócio do Benfica: quanto maior a antiguidade de filiação, maior o número de votos a que tem direito. As filiais do Benfica têm direito a 20 votos.
1 a 5 anos: 3 Votos
5 a 10 anos: 10 Votos
10 a 25 anos: 20 Votos
Mais de 25 anos: 50 Votos
O que é preciso para haver presidente já no sábado? Para haver já um presidente no dia 24, um dos seis candidatos terá de ter mais de 50 por cento dos votos. Caso contrário, será preciso uma segunda volta, no dia 08 de novembro, entre os dois candidatos mais votados na primeira volta. O sistema de voto é igual à primeira volta. Na segunda volta, o candidato que receber mais fotos será declarado vencedor das eleições.
Quem pode voltar na Segunda Volta? Os sócios que votaram na primeira volta assim como aqueles que não votaram na primeira volta, podem votar na segunda volta.
Que documentos preciso de levar para votar? Para voltar, é obrigatório apresentar o cartão de sócio do Sport Lisboa e Benfica (físico ou digital na App SLB) e ainda um documento de identificação válido, com foto, no país onde votam, para identificação complementar. Os sócios podem votar em qualquer secção no mundo, independentemente da residência.
Onde se pode votar? Há 108 secções de voto espalhados por Portugal e no estrangeiro: 80 nos 18 distritos de Portugal Continental, duas nas Regiões Autónomas dos Açores e uma na Região Autónoma da Madeira.
O Benfica recomenda aos sócios que vão ver o jogo com o Arouca na Luz no dia das eleições, que votem antes do apito inicial.
Cada Pavilhão do Estádio da Luz terá uma secção de voto. Há ainda 25 secções de voto no estrangeiro, distribuídas por 13 países: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Países Baixos, Luxemburgo, Reino Unido, Suíça, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Brasil, Canadá e EUA.























