O Real Madrid levou a melhor sobre o Barcelona no grande clássico do futebol espanhol. Os merengues reforçam a liderança da prova e ficam com cinco pontos de vantagem sobre os culés.
Com várias baixas no plantel, devido a lesão, e com o treinador Hansi Flick na bancada, a cumprir o castigo, o Barcelona visitou o Santiago Bernabéu sabendo que teria muitas dificuldades para vencer. O técnico alemão apostou no melhor onze possível, mas no banco, só tinha Ronald Araújo, Marc Casadó e o jovem Roony Bardghji como nomes mais sonantes. Curiosamente, todos, entraram.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
O Real Madrid entrou determinado a bater a subida linha defensiva do Barcelona, com bola nas costas da defesa para Mbappé. Aos cinco minutos, o arbitro Cesar Soto Grado assinalou grande penalidade a favor do Real Madrid mas, alertado pelo VAR, foi rever as imagens e anular a decisão: é Vinicius quem pontapeia a perna de Lamine Yamal e não o contrário.
Por falar em Lamine, o jovem extremo fez um mau jogo, sem tentar o um contra um onde é forte. Provavelmente sentiu a pressão das críticas que recebeu após ter dito que o Real Madrid ganhava a roubar.
Aos 12 minutos, o VAR teve de intervir novamente, para anular um golo de Mbappé, marcado em fora de jogo milimétrico.
No entanto o francês haveria de marcar aos 22 minutos, num remate cruzado, após grande assistência de Jude Bellingham.
Ferran Torres foi presa fácil para os centrais merengues e quanto teve oportunidade para marcar, falhou. Fermin teve de ir lá a frente mostrar-lhe como se faz. Arda Guler perdeu uma bola perto da sua área, Baldé serviu Rashford que meteu atrasado para uma boa finalização do médio para o fundo das redes, aos 38.
Depois de Szczęsny negar o golo aos madridistas em várias ocasiões, o Real Madrid adiantou-se novamente o marcador, aos 43 minutos. Um centro largo de Vinicius Júnior foi ganho por Militão ao segundo poste, a bola entrou novamente no primeiro onde estava Jude Bellingham, sozinho, a empurrar para o fundo das redes.
No segundo tempo, Mbappé podia ter bisado, mas falhou uma grande penalidade, após mão na bola de Eric Garcia, aos 52. Grande defesa de Szczesny.
Fermín podia ter bisado, mas falhou uma clara oportunidade, aos 55.
Bellingham estava muito ativo. Colocou a bola no fundo das redes aos 58, mas havia fora de jogo no início da jogada.
Xabi Alonso substituiu Vinicius Júnior aos 73 minutos e o brasileiro montou um espetáculo a solo no Bernabéu, muito irritado com a decisão do seu treinador. Depois de fazer uma cena muito feia, saiu para os balneários. Regressaria pouco depois para o banco de suplentes.
Até ao final, Kounde teve nos pés o empate, após passe de Lamine, mas falhou e Pedri acabou expulso com duplo amarelo, aos 100 minutos, dos nove de descontos.
Após o apito final, houve tumultos no relvado, com empurrões de parte a parte e bocas. Lamine Yamal e Vincius foram alguns dos protagonistas dessas cenas lamentáveis. Um clássico com final quentinho.
O Real Madrid venceu por 2-1 e mantém a liderança da La Liga, agora com 27 pontos, contra 22 do Barcelona. O Villarreal é 3.º com 20.























