O Moreirense recebe esta segunda-feira o FC Porto, em jogo que fecha a 9ª jornada da Primeira Liga. As duas equipas chegam a este jogo após derrotas, sendo que a dos cónegos significou a saída da Taça de Portugal, procurando assim dar uma resposta imediata.
Os minhotos querem aproximar-se ainda mais dos lugares cimeiros, enquanto que o FC Porto quer recuperar as diferenças pontuais para os mais diretos rivais na luta pelo título.
Momento de forma
O Moreirense chega a este jogo em aparente decréscimo de forma. Depois de um grande arranque de campeonato, com quatro vitórias em cinco jornadas, os cónegos apenas conseguiram vencer um dos últimos quatro desafios.
Ora se uma derrota em Alvalade diante do bicampeão Sporting pode ser encarada com naturalidade, o desaire com o Nacional para o campeonato, e principalmente a eliminação precoce da Taça de Portugal perante o modesto Fafe já carecem de compreensão.
Assim, os comandados de Vasco Botelho da Costa precisam de dar uma resposta e procurar voltar às boas sensações vividas no arranque da liga. Um eventual triunfo diante do FC Porto ajudaria certamente nesse processo.
Todavia, tal tarefa não se avizinha nada fácil para a formação minhota. Do outro lado está um FC Porto que se mostra imbatível no campeonato até ao momento, liderando-o de forma isolada.
A aura vencedora dos azuis e brancos sofreu um revés na passada quinta-feira com a derrota com o Nottingham Forest, a primeira da temporada, e por isso os dragões querem dar uma resposta imediata e manter o bom registo interno.
Histórico de confrontos
Trata-se do 35º embate entre cónegos e dragões. No computo geral, o FC Porto leva clara vantagem no confronto direto, tendo vencido em 25 ocasiões e perdendo por apenas três vezes.
O domínio mantém-se se tivermos em conta apenas jogos relativos ao campeonato. Aí os azuis e brancos somam 21 triunfos contra apenas um dos minhotos, sobrando ainda seis empates.
Não tão notória é a vantagem dos portistas nos jogos em casa do Moreirense. Em 14 deslocações, o FC Porto venceu sete e empatou seis, tendo perdido por uma vez.
Essa vitória dos cónegos aconteceu na última jornada da temporada 2016/17. O Moreirense de Petit garantiu a manutenção ao vencer o FC Porto de Nuno Espírito Santo por 3-1, graças aos golos de Emmanuel Boateng, Maciel e Alex Freitas.
Melhor sorte tiveram os dragões aquando da última visita a Moreira de Cónegos. Na 15ª ronda do último campeonato, o FC Porto, ainda com Vítor Bruno, venceu o Moreirense de César Peixoto por 0-3, com golos de Samu, Rodrigo Mora e André Franco.
O que dizem os treinadores
Vasco Botelho da Costa, treinador do Moreirense: “Tenho a convicção de que vamos arranjar espaços e conseguir perceber onde ferir o FC Porto. Temos que agarrar-nos às nossas capacidades, vamos ter bola em determinados momentos e podemos bater a forte pressão que o FC Porto faz, tal como fizemos em Alvalade [derrota por 3-0] até certo momento”
Francesco Farioli, treinador do FC Porto: “O Moreirense é a equipa com melhor registo em casa, venceram todos os jogos. É um jogo que vai exigir muito de nós, são muito bem organizados e orientados [treinador é Vasco Botelho da Costa]. Devemos estar preparados para competir.”
O árbitro
João Gonçalves foi o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro da Associação de Futebol do Porto será auxiliado por Pedro Ribeiro e Ângelo Carneiro, enquanto que Anzhony Rodrigues assumirá o papel de quarto árbitro.
A dupla de vídeo-arbitragem será composta por Rui Oliveira e Nuno Eiras.
É a décima vez que João Gonçalves dirige jogos do Moreirense. Nos outro nove encontros, os minhotos registaram seis vitórias, um empate e duas derrotas.
Já o FC Porto encontra o juiz de 34 anos pela sétima vez, tendo vencido todas as seis partidas anteriores.























