O Sporting e o Alverca vão estar frente a frente no arranque da Taça da Liga com o jogo dos quartos de final. A partida está agendada para as 20h15 desta terça-feira, no Estádio José Alvalade.
Os leões e os ribatejanos vão defrontar-se por duas vezes em poucos dias, tendo sem conta que voltam a medir forças na próxima jornada (10.ª) da I Liga (31/10).
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
O objetivo de cada uma das é chegar à final four da prova. Contudo, é muito provável que lidem com este jogo de formas distintas.
Ou seja, o Sporting deve aproveitar a Taça da Liga para fazer mexidas no onze titular, de forma a gerir o esforços de alguns dos titulares habituais. Por isso, Rui Borges deve voltar a apostar em João Virgínia para a baliza leonina e em Ioannidis como elemento mais avançado no terreno. Também a defesa e o meio-campo podem trazer novidades.
No lado oposto, o Alverca deverá ser mais cauteloso para não comprometer a vontade de seguir o mais longe possível na competição. Ainda assim, Custódio Castro vai precisar de mexer na equipa, forçadamente, devido a seis baixas: Tomás Mendes, Figueiredo, Julián Martínez, Stephanie Diarra, Léo Chu, Chiquinho, Isaac James e André Paulo.
Momento de forma
A formação leonina vive um bom momento de forma com uma sequência de três vitórias consecutivas e quatro jogo sem perder. A última derrota aconteceu frente ao Nápoles (2-1) para a Liga dos Campeões, tendo-se seguido o empate contra o SC Braga para a 8.ª jornada da I Liga.
De seguida, o Sporting reencontrou o caminho das vitórias e tem conseguido corresponder às expectativas, principalmente a nível ofensivo. O último triunfo diante do Tondela (3-0) na 9.ª ronda da I Liga tornou a equipa leonina como a mais bem sucedida no ataque com 23 golos marcados no campeonato. Atualmente, ocupam a segunda posição da tabela classificativa com 22 pontos somados.
Já o Alverca é 12.º com 10 pontos em nove jornadas, num percurso que tem sofrido altos e baixos. O último encontro foi penoso para os ribatejanos com uma goleada sofrida frente ao Gil Vicente, em casa, por 4-0. N jogo anterior, o Alverca sofreu um duro revés com a eliminação na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, nos pênaltis, contra o União de Leira.
O clube recém-promovido ao primeiro escalão conta com cinco derrotas, três vitórias e um empate na I Liga. Contudo, a formação liderada por Custódio Castro quer fazer diferente na Taça da Liga, onde se estreia depois de ter assegurado a vaga com a promoção à I Liga.
Histórico de confrontos
Este será apenas o 15.º jogo entre as duas equipas e o histórico de resultados é bastante equilibrado. O Sporting leva uma ligeira vantagem com seis triunfos, contra os cinco conquistados pelo Alverca. Pelo meio, existiram três empates.
No entanto, é preciso recuar a 2019 para encontrar o último confronto entre as duas formações, onde foram os ribatejanos a sorrir no final. Foi na terceira eliminatória da Taça de Portugal que o Alverca recebeu, venceu e eliminou o Sporting da prova-rainha por 2-0.
É de destacar que, sem contar com esse jogo da Taça de Portugal, os dois clubes não estavam frente a frente desde 2004.
O que dizem os treinadores
Rui Borges, treinador do Sporting: “É uma equipa com muito jogadores novos, uns 26 ou 27, por isso está no seu crescimento natural. Tem sido irregular nos resultados, mas tem muita qualidade individual e está no seu crescimento com um treinador novo e com uma boa ideia de jogo. É uma equipa à procura do seu melhor momento e rendimento, por isso, apesar de tudo vão querer demonstrar aquilo que são e continuar o seu crescimento. Acredito que será um bom jogo e [o FC Alverca] certamente quererá mostrar-se contra os Campeões Nacionais”.
Custódio Castro, treinador do Alverca: “Vamos defrontar o campeão nacional, uma equipa que pode trocar os onze jogadores e continua a ter grande qualidade. Temos dois jogos no espaço de três dias e temos que ser muito cuidadosos em relação à gestão, sem retirarmos ímpeto à resposta que queremos dar em campo”.
Arbitragem
Bruno Costa vai dirigir o Sporting-Alverca e estará acompanhado pelos assistentes Jorge Fernandes e João Morte. Rui Lima será o quarto árbitro.
O sistema de videoarbitragem vai estar a cargo de Bruno Esteves e Rui Teixeira.























