Ao rodar por completo a equipa no embate de terça-feira com o Alverca, para os quartos de final da Taça da Liga, Rui Borges acabou por proporcionar a quatro jovens formados na Academia de Alcochete a estreia pela equipa principal do Sporting. Se juntarmos a esse lote os já ‘consagrados’ Eduardo Quaresma e Geovany Quenda e Rodrigo Ribeiro, que já tinha jogado pela primeira equipa e entrou perto do fim, foram ao todo sete os produtos das camadas jovens leoninas a alinhar na partida. E houve ainda a estreia do internacional sub-20 brasileiro Ryan Lucas.
Com os quatro estreantes ‘made in Alcochete’ frente ao Alverca, desde o nascimento da Academia Cristiano Ronaldo foram já 88 os jogadores aí formados a alinharem pela equipa principal.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Apresentamos os quatro jogadores formados em Alcochete que se estrearam terça-feira
Salvador Blopa
Foi a figura da noite. O único dos quatro a jogar de início, Blopa, tal como Geovany Quenda nascido em 2007, encantou Alvalade com dois golos, o primeiro num excelente pormenor individual culminado com um remate de pé esquerdo e o segundo num bonito remate cruzado de pé direito.
Nascido em Cascais, a 13 de junho de 2007, Salvador Blopa começou por jogar no Fontainhas antes de chegar a Alcochete em 2018, com dez anos de idade. Foi campeão nacional de iniciados em 2020/21 ao lado de Quenda e João Simões, entre outros.
Na temporada passada o extremo, que joga sobretudo pela ala direita, marcou dois golos em 21 jogos pela equipa de sub-23 e alinhou também na Youth League pelos sub-19, estreando-se igualmente pela equipa B.
Esta época, antes da estreia de sonho de terça-feira pela primeira equipa, levava um golo e uma assistência em sete jogos pela equipa B, tendo ainda participado nos três encontros já disputados pelos leões na Youth League 25/26.
Ao todo, disputou 21 jogos oficiais pelas seleções jovens de Portugal até à data, apontando cinco golos.
Flávio Gonçalves
Era nele que muitos apostavam para jogar de início frente ao Alverca, face ao bom início de temporada que está a protagonizar na equipa B. Saltou do banco a meio do segundo tempo e logo depois fez a assistência para o segundo golo de Blopa.
Também nascido em 2007, mas em França, começou a sua formação em Portugal nas camadas jovens do Rio Ave, antes de rumar a Alcochete em 2019. Fez também – tal como Blopa, Quenda e João Simões – parte da equipa campeã nacional de juvenis (sub-15) em 20/21.
Há muito apontado como uma das principais pérolas a despontar em Alcochete (há quem olhe para ele como o sucessor de Pedro Gonçalves), em 2024/25 marcou três golos na Youth League e ajudou a equipa B a garantiu a subida à II Liga, com dois golos e uma assistência em 17 jogos.
Esquerdino, o extremo leva já esta temporada três golos em oito jogos pela equipa B na II Liga e três golos e uma assistência em três jogos na Youth League. Totaliza sete golos em 19 jogos pelas seleções jovens de Portugal.
Chris Grombahi
O mais jovem dos quatro estreantes de Alcochete na noite de terça-feira, com apenas 17 anos. Nascido na Costa do Marfim em 2008, Chris Grombahi chegou a Portugal com a mãe, como refugiados, quando tinha apenas cinco anos de idade.
Deu os primeiros pontapés na bola no Alta de Lisboa, de onde seguiu para as camadas jovens do Sporting e para Alcochete em 2017. Marcou dez golos pela equipa de iniciados em 22/23, mais dez pela equipa de juvenis em 23/24 e dois pela formação de juniores em 24/25.
Foi ‘queimando etapas’, estreando-se pela equipa de juniores ainda com idade de juvenil e chegou mesmo a ser chamado algumas vezes para treinar com a equipa principal ainda em 2024, por Ruben Amorim. Esta temporada leva três golos em nove jogos pela formação de sub-23 e uma assistência em três jogos pelos sub-19 na Youth League.
João Muniz
O mais velho dos quatro, Muniz teve finalmente a estreia pela equipa principal do Sporting, aos 20 anos, depois de já por algumas vezes ter estado sentado no banco sem entrar.
Nascido na Madeira, com ascendência brasileira, foi pelos lados de Viseu que se iniciou nos escalões de formação, antes de chegar ao Sporting e a Alcochete em 2020. Fez parte da equipa do Sporting campeã nacional de juniores (sub-19) em 2021/22 e na temporada seguinte, com apenas 17 anos, começou a alinhar com regularidade pela equipa B, a qual continuou a representar em 23/24, chamando a atenção de Ruben Amorim, que o chamou por inúmeras vezes a treinar com a equipa principal, visto por muitos como um possível sucessor natural de Gonçalo Inácio.
Em 24/25 chegou a fazer parte do plantel principal, mas acabou por ser cedido ao Rio Ave por quem, contudo, não jogou, voltando para ajudar o Sporting B na subida à II Liga na segunda metade da época.
Cortejado também, em tempos, pelas seleções jovens do Brasil, leva 28 jogos oficiais pelas seleções jovens de Portugal (esteve no verão no Euro Sub-21) e esta época foi titular em sete dos oito jogos do Sporting B na II Liga.























