Jorge Jesus irritou-se na conferência de imprensa desta terça-feira no rescaldo da derrota do Al Nassr frente ao Al-Ittihad (2-1), em partida a contar para a Taça do Rei da Arábia Saudita.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Questionado sobre o histórico de embates frente às equipas de Sérgio Conceição, Jesus não gostou da pergunta.
“Mas quer que que falamos do campeonato português, que perguntas são essas? Hoje nós perdemos a possibilidade de ganhar uma grande competição. O campeonato é a nossa prioridade, e a Taça do Rei era o segundo objetivo, mas falhamos porque o adversário foi mais forte do que nós”, afirmou Jesus.
Ficou assim dado mote para analisarmos o histórico entre os dois treinadores. Quem leva a melhor? O embate entre o Al-Ittihad e o Al Nassr sorriu ao emblema de Jeddah e há agora uma igualdade nos embates entre os dois técnicos: sete vitórias para cada um, a que se juntam seis empates.
Ao nível das competições, os duelos repartiram-se pela Liga Portuguesa (12), Taça de Portugal (4), Supertaça Cândido de Oliveira (1), Taça da Liga (1) e Taça da Arábia Saudita (2).
Antes do duelo saudita na Taça do Rei, Conceição e Jesus não se defrontavam desde a época 21/22, num duelo de má memória para o técnico de 71 anos. Na altura, o FC Porto treinado por Sérgio derrotou o Benfica por 3-0, nos oitavos de final da Taça de Portugal e o desfecho da partida despoletou a saída do amadorense do comando técnico dos encarnados.
Só que os duelos entre os dois não aconteceram apenas quando ambos orientavam grandes emblemas. Na época de estreia como treinador principal, ao serviço do Olhanense (2011/22), Conceição impôs um empate caseiro ao Benfica, na jornada 24 do campeonato. Na época seguinte, Jorge Jesus somou o primeiro triunfo sobre o adversário, com uma vitória por 2-0 sobre os algarvios (10.ª jornada da época de 12/13).
A primeira vitória do agora técnico do Al Ittihad foi já ao serviço do SC Braga: triunfo por 2-1, em partida da oitava jornada (14/15). O resultado mais desnivelado no histórico de confrontos entre os dois teve lugar em Alvalade. ‘JJ’, já no comando do Sporting, goleou o V. Guimarães de Conceição por 5-1, com tentos de Slimani (3), Teófilo Gutiérrez e Adrien Silva. Josué marcou o tento dos vimaranenses.
No banco do FC Porto, o coimbrense defrontou o técnico do Al Nassr em nove ocasiões, tendo somado quatro vitórias, outras tantas igualdades e apenas uma derrota, nas meias-finais da Taça de Portugal (1-0 no final do prolongamento e 4-3 nas grandes penalidades) favorável aos leões. Ou seja, foi ao serviço dos azuis e brancos que o técnico de 50 anos começou a inverter o histórico. O resultado de ontem permitiu igualar o número de vitórias do mais experiente colega. Ainda assim, Jorge Jesus domina a estatística no que diz respeito aos golos marcados e sofridos: 24 contra 18.
Para o campeonato há novo duelo, a contar para a liga saudita, agendado no mês de fevereiro entre os dois emblemas.























