O Benfica garantiu um lugar nas meias-finais da Taça da Liga, ao vencer, na noite desta quarta-feira, o Tondela por 3-0, nos quartos de final da prova, disputado no Estádio da Luz. Otamendi marcou no seu jogo 250 de Águia ao peito, Lukebakio estreou-se a marcar com a camisola do Benfica e Pavlidis fechou as contas do jogo.
Nas meias-finais o Benfica vai defrontar o SC Braga, equipa que goleou o Santa Clara, esta quarta-feira, por 5-0.
No próximo sábado, o Benfica desloca-se até ao Minho para defrontar o Vitória de Guimarães, na 10.ª jornada da I Liga, antes de receber o Bayer Leverkusen na Luz, na quarta-feira, onde vai tentar os primeiros pontos na Champions 2025/26.
FOTOS: O Benfica vs Tondela em imagens
A primeira vez do General Nico
Mexer sem descaracterizar. Foi dessa forma que José Mourinho olhou para o duelo com Tondela, rumo às meias-finais da única competição que lhe falta ganhar em Portugal. Nas cinco alterações feitas no onze, destaque para a titularidade de Samuel Soares, Ivanovic e Schjelderup.
No Tondela, o técnico Ivo Vieira fez uma revolução, após a derrota por 0-3 diante do Sporting na I Liga. Do onze que entrou diante dos Leões, só sobrou o defesa colombiano Medina.
Com uma boa casa na Luz (50 314 espectadores), mesmo num jogo que se iniciou às 20h45, o Tondela foi o primeiro a criar verdadeiro perigo. Uma perda de bola no meio-campo permitiu a Yefren combinar com Hugo Félix, antes de rematar contras as pernas de Otamendi.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
O Benfica foi crescendo e ameaçou num remate de Lukebakio contra as pernas do guardião Lucas Cañizares, filho do lendário Santiago Cañizares, aos 30 minutos, Aos 38, novamente o jovem guarda-redes espanhol, desta vez a espalmar um remate forte de Ivanovic, após grande passe de Aursnes. O Benfica crescia, o Tondela aguentava-se nas luvas do seu guarda-redes.
O golo que vai desbloquear o jogo nasce de uma grande penalidade assinalada, por mão na bola de Afonso Rodrigues. Em lance na área, Leandro Barreiro, muito colado ao jogador dos beirões, cabeceou para trás, a bola bateu no braço de Afonso Rodrigues. Depois de uma longa análise da VAR Cláudia Ribeiro, o árbitro Cláudio Macedo foi rever a jogada no monitor e assinalou grande penalidade, convertida por… Nico Otamendi, aos 40 minutos.
Primeiro golo de grande penalidade na carreira do central argentino de 37 anos, o seu 17.º com a camisola do Benfica, no seu jogo 250 pelo clube Encarnado. É o 8.º estrangeiro com mais jogos pelo clube.
A diferença que faz… um centímetro
O Benfica arrancou o segundo tempo a colocar a bola no fundo das redes de Lucas Cañizares… mas o VAR anulou o golo, após mais uma longa análise. Bela jogada de entendimento do ataque Encarnado, que começa com um passe longo de Leandro Barreiro para Sudakov, que meteu em Lukebakio e este deixou de calcanhar para um tiro de primeira do criativo ucraniano para o fundo das redes. A tecnologia do VAR disse que o belga estava em fora de jogo por… um centímetro. Incrível!
A discreta exibição de Ivanovic ficou visível num remate com pouca convicção, aos 59 minutos, ao lado, a concluir uma boa jogada de entendimento. Seria rendido por Pavlidis no mesmo minuto (64) em que Schjelderup dava o seu lugar a Prestianni.
Juanse e Pedro Maranhão nos lugares de Hélder Tavares e Afonso Rodrigues foi a resposta de Ivo Vieira, que já tinha trocado Medina por Christian Marques, ao intervalo.
O jogo entrou depois numa toada morna, com muitos passes falhados de parte a parte. Na defesa do Benfica, António Silva parecia intranquilo e das bancadas vinha o natural descontentamento pela inação da equipa Encarnada, a deixar o jogo rodar, sem forçar muito o segundo golo. Verdade seja dita, o Tondela nada ameaçava, mas há sempre uma bola parada que pode mudar um jogo.
Ríos entra e ‘mata’ aspirações beirães
Mas aos 83 minutos, Ricard Ríos, acabado de entrar, foi lançado na esquerda, ‘entortou’ um defensor duas vezes e depois meteu para Lukebakio encostar para o 2-0, aos 83 minutos, fazendo o seu primeiro golo pelo Benfica. Brilhante o trabalho do médio colombiano, num dos seus melhores momentos desde que chegou ao Benfica. Os 50 314 espectadores presentes na Luz apreciaram e muito o excelente trabalho do ex-Palmeiras.
Até ao final, mais uma boa defesa de Lucas Cañizares, e um remate torto de Yarlen, o melhor dos beirões.
Mesmo a acabar, nos descontos, Pavlidis fez o 3-0, aos 90+5, aproveitando um centro de Leandro Barreiro para encostar para o fundo das redes, após perda de bola do Tondela em zona proibida.
Mourinho estreia-se a vencer na Taça da Liga, o único troféu que lhe falta ganhar em Portugal, e soma, pela primeira vez, duas vitórias seguidas ao leme do Benfica, nesta sua segunda passagem pelo clube.
Um bom ensaio dos Encarnados antes da deslocação ao Minho para defrontar o Vitória SC, jogo da 10.ª jornada da I Liga, marcado para sábado. Depois, o Benfica jogará na quarta-feira, recebendo na Luz o Bayer Leverkusen, na 4.ª ronda da Champions. De recordar que as Águias perderam os primeiros três jogos.
Nas meias-finais, o Benfica vai defrontar o SC Braga, equipa que eliminou o Santa Clara com uns claros 5-0. Na outra meia-final, o Sporting jogará contra o vencedor do FC Porto-Vitória SC, jogo adiado para 04 de dezembro.























