O que fazia o caro leitor, aos 15 anos? Olha, Max Dowman era titular pelo Arsenal e jogava ao lado de gente com mais do dobro da sua idade, como Kepa (31 anos), Nooregard (31 anos). Aconteceu na quarta-feira, na vitória dos Gunners sobre o Brighton por 2-0, na Taça da Liga.
O jovem médio inglês tem tudo para ser um craque. Treina com a equipa principal desde os 14 anos e em Londres há muitas esperanças no seu talento. Esta época, tornou-se no segundo jogador mais jovem a representar o clube e o segundo mais jovem a jogar na Premier League.
Ao ser escolhido por Mikel Arteta entrar de início diante dos Seaguls, Max Dowman tornou-se no jogador mais jovem titular pelos Guuners, com com 15 anos e 302 dias.
A sua estreia no Arsenal a nível oficial aconteceu na vitória por 5-0 sobre o Leeds, a 23 de agosto, aos 15 anos, 7 meses e 24 dias, dois meses depois do recordista, Ethan Nwaneri, que joga consigo no Arsenal.
A 18 de setembro de 2022, Ethan Nwaneri foi a jogo na vitória dos Gunners diante do Brentdford, aos 15 anos, 5 meses e 28 dias. Arteta foi o homem que o lançou, no lugar de Fábio Vieira.
Como é que um miúdo de 15 anos consegue impor-se entre adultos?
“Um pequeno sorriso, é isso que se vê nele. Para ele, tudo é natural, para ele tudo está bem. É assim que joga e esse é o segredo, não faz grande alarido por causa disso. Limita-se a fazer o que sabe melhor, que é jogar futebol. Jogar futebol com muita coragem e determinação e, mais uma vez hoje, mostrou uma habilidade incrível, a capacidade de ultrapassar adversários a este nível, na Premier League, com apenas 15 anos. É definitivamente algo especial”, elogiou Arteta, citado pela imprensa inglesa, quando questionado sobre a reação de Dowman ao saber que seria titular.
Na sua estreia no onze dos londrinos diante do Brighton, Dowman foi o jogador com mais dribles bem-sucedidos (cinco), mais faltas sofridas (quatro) e mais duelos ganhos (nove) em campo.
Falta agora bater mais um recorde, que deverá chegar nos próximos dias: ser o mais novo de sempre a jogar na Liga dos Campeões. Estará Dowman pronto para a Champions?
“Sem dúvida, se lhe perguntares, ele dirá que sim. É isso que temos de gerir, mas apenas isso. Há muitas coisas novas a acontecer na vida dele, falámos sobre isso há alguns dias. Temos de garantir que ele dá os passos certos e que consegue lidar com tudo isto, porque está a acontecer muito, muito depressa, e todos precisamos de estar conscientes disso. Vamos incentivá-lo a continuar nesse caminho, mas também temos de o proteger”, garantiu ainda Mikel Arteta.
Se Arteta der minutos a Dowman antes do final do ano, o médio baterá o recorde de Youssoufa Moukoko, que se estreou na Champions pelo Borussia Dortmund em 2020 diante do Zenit, aos 16 anos e 18 dias.
Entre os jogadores que se estrearam na prova milionária aos 16 anos, há nomes como Lamine Yamal (Barcelona), Celestine Babayaro (Anderlecht) e Rayan Cherki (então no Lyon).
Os mais jovens a estrear-se na Liga dos Campeões
Youssoufa Moukoko – 16 anos, 18 dias (Borussia Dortmund vs Zenit, 2020)
Lamine Yamal – 16 anos, 68 dias (Barcelona vs Antuérpia, 2023)
Celestine Babayaro – 16 anos, 86 dias (Anderlecht x FC Steaua Bucareste, 1994)
Rayan Cherki – 16 anos, 102 dias (Lyon vs Zenit, 2019)
Alen Halilovic – 16 anos, 128 dias (Dínamo Zagreb vs PSG, 2012)
Youri Tielemans – 16 anos, 148 dias (Anderlecht vs Olympiacos, 2013)
Francesco Camarda – 16 anos, 226 dias (AC Milan vs Club Brugge, 2024)
Warren Zaïre-Emery – 16 anos, 231 dias (PSG vs Maccabi Haifa, 2022)
Charalampos Mavrias – 16 anos, 241 dias (Panathinaikos vs Rubin Kazan, 2010)
Kenneth Zohore – 16 anos, 262 dias (Copenhaga vs Barcelona, 2010)























