Para quem não viu o jogo, 2-0 finais podem evidenciar dificuldades do Sporting em vencer o Alverca na noite de sexta-feira, Dia das Bruxas, mas a estatística ajuda a perceber melhor e a dissipar as dúvidas sobre o poder do domínio leonino em Alvalade, no encontro que atirou o bicampeão nacional para o topo da I Liga, ao cabo de 10 rondas, com os mesmos 25 pontos do FC Porto, que ainda não jogou.
Rui Borges queixou-se de uma certa lentidão no primeiro tempo, principalmente nas diagonais curtas e ataques a profundidade para arrastar marcações e gerar espaço na linha de cinco, muitas vezes de seis homens do Alverca à frente da baliza de André Gomes.
Até podia ter razão, mas o Sporting já tinha produzido o suficiente para marcar, pelo que 0-0 ao intervalo era lisonjeiro para os ribatejanos, perante o domínio leonino: 17 remates, quatro deles em direção à baliza e 67 por cento de posse de bola. Faltava pontaria.
FOTOS: O Sporting-Alverca em imagens
Do banco veio a ajuda necessária, pela boa leitura de jogo de Rui Borges, que meteu Ioannidis para fazer dupla de atacantes com Luís Suárez, recuou Pote para a zona intermédia para beneficiar da sua capacidade de remate e leitura de jogo. O poderio físico do grego ditou ordens no 1-0, a classe e magia de Pedro Gonçalves fez o resto no 2-0, pouco tempo depois.
A formação leonina bateu o recorde de passes num jogo da I Liga 2025/26, que já lhe pertencia (639 passes, com 90% de eficácia) num jogo onde fez 27 remates, oito deles enquadrados.
– Tudo sobre o desporto e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Defensivamente, a equipa esteve irrepreensível (Alverca não fez qualquer remate enquadrado com a baliza), algo que já vinha a mostrar nos últimos jogos na I Liga: só um golo sofrido nos últimos cinco encontros na prova, e de grande penalidade, no 1-1 diante do SC Braga, em casa.
Quanto ao Alverca, as muitas lesões não permitem a Custódio ter a melhor equipa em campo e isso sente-se. Num ano de grandes mudanças no emblema do Ribatejo, com a entrada de muitos jogadores novos, o jovem técnico corre contra o tempo para tirar o melhor rendimento de uma equipa jovem de 14 nacionalidades diferentes. Pode acabar a ronda perto dos lugares de despromoção.
Momento do jogo: Que foguete!
Ainda o Alverca estava a recompor-se do golo de Fotis Ioannidis e outro já estava a caminho: Pedro Gonçalves recebeu um passe no meio-campo perto da área, dançou perante um adversário e atirou uma bomba que só parou no fundo das redes. O jovem guardião André Gomes bem que voou, mas nada iria parar esse tiro de Pote.
A figura: Pote de poção mágica
Pedro Gonçalves tem sempre algum truque na manga. Quando o jogo ameaça arrastar-se entre passos falhados, bolas mal medidas e remates bloqueados, dele se espera que tire sempre algum coelho da cartola, quer num passe, quer num momento de magia num golo. Foi isso que fez, assistindo e marcando, num encontro que ameaçava tornar-se perigoso para o Sporting. Antes dos golos, tinha estado a municiar Trincão e Suárez com passes açucarados, desperdiçados pelos dois jogadores.
A época de Pote está a ser avassaladora: 8.º golo de Leão ao peito em 2025/26, que faz dele o melhor marcador da equipa, a par de Luís Suárez; quarto golo de fora da área e jogador com mais influência nos golos da equipa (oito golos e seis assistências – participação em 14 golos).
Outros destaques
Quando o Sporting apertou ainda mais o Alverca, Rui Borges sentiu que Ioannidis podia tirar partido disso, principalmente do seu poderio físico. Em menos de 10 dez minutos em campo, já o grego estava a marcar para desbloquear um jogo que ameaçava complicar-se.
Bastien Meupiyou rubricou uma bela exibição em Alvalade, com cortes importantes e impondo-se na defesa com autoridade. O jovem central francês deu nas vistas quando roubou um golo a Luís Suárez com um grande corte em cima da linha de golo, no primeiro tempo. Da linha de três centrais, foi o que mais de destacou.
Reações:
Pote explica golaço ao Alverca: “Tenho sorte que já vivi vários momentos destes”
VÍDEO: Os golos e os principais lances do Sporting-Alverca























