O Sporting defronta esta terça-feira à noite a Juventus, em jogo relativo à 4ª jornada da fase regular da Liga dos Campeões.
Duas rondas depois da derrota em Nápoles, os leões regressam a Itália em busca da sua primeira vitória em terras transalpinas e de colocar ponto final na ‘maldição’ italiana.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Ao todo, os verdes e brancos já visitaram a ‘bota’ por 19 vezes, sendo que o melhor que foi possível alcançar foram 5 empates.
Bologna vs Sporting (1991)
O mais próximo que o Sporting teve de uma vitória em solo italiano ocorreu no encontro da primeira-mão dos quartos de final da Taça UEFA na temporada 1990/91.
Em Bologna, os leões de Marinho Peres dividiram o jogo com a equipa da casa; contudo, e após falhar algumas oportunidades, os ‘rossoblu’ inauguraram o marcador aos 49 minutos, por intermédio de Kubilay Türkyılmaz.
A equipa de Alvalade passou posteriormente por alguns momentos de aperto, contando nessa altura com o guarda-redes Ivkovic ou até a ajuda do poste.
Na reta final o Sporting conseguiu reagir e chegou mesmo ao empate em cima do final. Canto na direita com Luisinho a surgir ao segundo poste para fazer o 1-1 final.
Na segunda-mão, os leões acabariam por vencer por 2-0, graças aos golos de Cadete e Fernando Gomes, qualificando-se assim para as meias-finais.
Apuramentos para a Liga dos Campeões
Para a malapata do Sporting em Itália em muito contribuíram os desaires que afastaram os leões de algumas edições da Liga dos Campeões.
Ao todo, por três vezes a equipa portuguesa foi ‘barrada’ à porta da ‘Champions’ por clubes italianos.
A primeira ocasião deu-se na pré-eliminatória da edição 2002/2003; o campeão nacional Sporting defrontou o Inter de Milão e, depois de um empate a zero registado em Alvalade, os leões de Lazlo Boloni visitaram San Siro, acabando derrotados por 2-0, graças aos golos de Di Biagio e Álvaro Recoba.
Três anos volvidos e era a Udinese quem se encontrava entre os leões e os milhões da ‘Champions’. A eliminatória não começou da melhor maneira para a equipa treinada por Paulo Bento com uma derrota por 0-1 em Alvalade.
Em Udine, os verdes e brancos não conseguiram dar a volta, perdendo por 3-2, graças aos golos de Iaquinta
Natali e Barreto.
Finalmente, no arranque da temporada 2009/2010, o Sporting tinha pela frente a Fiorentina. À semelhança dos outros dois exemplos, os leões começaram a jogar em casa, não indo além de um empate a dois golos.
Na segunda-mão em Florença, as coisas até começaram de feição, graças a um golo de João Moutinho de livre direto, contudo, o empate de Jovetic na segunda parte deitou tudo a perder, levando a nova eliminação.























