Portugal defronta, na quinta-feira, a seleção de Marrocos, na 2.ª jornada do Mundial de futebol de sub-17, que decorre no Qatar. O jogo com os marroquinos será no Campo 8 do Aspire Academy, em Doha, às 15h30 locais (no Qatar são mais três horas que em Portugal Continental), antes de Portugal fechar a fase de grupos no dia 9 de novembro, frente ao Japão, às 16h30, hora local.
No primeiro jogo, Portugal goleou a Nova Caledónia por 6-1.
O selecionador de Portugal, Bino Maçães, e o jogador Martim Chelmik, fizeram a antevisão do jogo com Marrocos, em declarações ao Canal 11 reproduzidas pelo site da FPF.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Bino Maçães, selecionador de sub-17 de Portugal
Jogo com Marrocos: “Será um jogo completamente diferente do encontro da primeira jornada, frente a uma equipa muito forte naquilo que são as suas ambições de poder passar o grupo, com princípios muito interessantes e serão uma equipa que nos criará muitos problemas.”
Vai fazer alterações no onze? “Sim, nós falámos disto no final do europeu, que gostaríamos que neste Mundial conseguíssemos dar mais oportunidades aos jogadores, para poderem também jogar, pois esperamos ter mais jogos nesta competição. Iniciámos com um onze, no próximo jogo irão jogar outros e eventualmente no jogo seguinte serão também outros jogadores. O importante é todos termos um espírito de ambição, de querermos ganhar os jogos e depois de jogo para jogo percebermos aquilo que queremos e o que fazer, para sermos eficazes independentemente de quem joga.”
Goleada no 1.º jogo: “Queríamos primeiro que os nossos jogadores ganhassem confiança e ultrapassassem aquele nervosismo inicial de uma grande competição. Acho que isso aconteceu com naturalidade, vencemos de uma forma relativamente fácil, podíamos ter feito mais golos, mas fiquei satisfeito com aquilo que foi a atitude dos jogadores e equipa.”
Jogo com Marrocos é decisivo por eles terem perdido com Japão? “Sabemos que será um jogo difícil, mas decisivo para Marrocos que perdendo contra nós pode hipotecar aqui o acesso à fase seguinte e temos de jogar também com isso. Podem ser mais pressionantes porque querem meter mais respeito a Portugal. Acredito que eles também saibam do nosso valor e que tenham isso em atenção, tal como nós teremos com eles. Acredito que será um grande jogo, muito disputado, duas equipas que serão fortes e intensas e, por isso, temos de estar no nosso melhor.”
Martim Chelmik, internacional português
Jogo com Marrocos: “Será um jogo muito complicado, contra uma equipa que nos irá causar muitas dificuldades e que nos vais exigir o nosso melhor. Respeitamos muito o adversário, sabemos o que temos de fazer, estamos muito confiantes no nosso trabalho, temos feito as coisas bem e, por isso, estamos confiantes para fazer um bom jogo amanhã. Temos de nos focar nos nossos, agora calha-nos jogar contra eles, sabemos o que temos de fazer, queremos mais três pontos e estamos focados apenas na passagem.”
Sensações após primeiro jogo: “O primeiro jogo deu para percebemos o que será o mundial, um mundial onde vamos encontrar equipas com muita qualidade, que nos irão causar muitas dificuldades e temos de estar sempre preparados para enfrentar qualquer tipo de jogo e Marrocos não irá fugir à regra.”
Campeão europeu contra campeão africano: “Será sempre um grande jogo, com duas equipas de grande qualidade e que nós consigamos ganhar.”
O Mundial de sub-17 de futebol decorre entre 03 e 27 de novembro. 48 seleções, divididas em 12 grupos, disputam a prova no Qatar. Os dois melhores conjuntos de cada grupo, assim como os oito melhores terceiros classificados seguem para os 16-avos-de-final.
Convocados de Portugal para o Mundial Sub-17:
– Guarda-redes: Alex Tverdohlebov (Sporting CP), Romário Cunha (SC Braga) e David Rodrigues (SC Braga)
– Defesas: Daniel Banjaqui (SL Benfica), Gabriel Dbouk (SC Braga), Yoan Pereira (FC Porto), José Neto (SL Benfica), Martim Chelmik (FC Porto), Ricardo Neto (SL Benfica) e Mauro Furtado (SL Benfica).
– Médios: Santiago Verdi (Vitória SC), Rafael Quintas (SL Benfica), Zeega (Vitória SC), Tomás Soares (SL Benfica), Bernardo Lima (FC Porto) e Miguel Figueiredo (SL Benfica)
– Avançados: João Aragão (SC Braga), Duarte Cunha (FC Porto), Steven Manuel (SL Benfica), Mateus Mide (FC Porto) e Anísio Cabral (SL Benfica)























