A Federação Europeia de Andebol (EHF) anunciou esta quarta-feira que as equipas de arbitragem nomeadas para os jogos das meias-finais e final do próximo europeu usarão a chamada ‘RefCam’.
De acordo com o organismo, esta tecnologia “é um sistema de câmara montado na cabeça, com apenas 14 gramas, que proporciona uma visão da perspetiva dos árbitros”.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
A mesma será estreada no próximo Campeonato da Europa da modalidade, que se irá realizar entre os dias 15 de janeiro e 1 de fevereiro de 2026. na, Noruega, Suécia e Dinamarca.
“O sinal de vídeo da câmara será disponibilizado ao vivo para a transmissão do evento pela rede privada 5G Easy5G da Riedel [empresa alemã que desenvolveu o aparelho], oferecendo aos adeptos de andebol uma visão única e imersiva da intensidade e da dinâmica do jogo”, explica a EHF.
Segundo o mesmo organismo, “esta novidade promete uma forma completamente nova de sentir a velocidade, a emoção e a fisicalidade do andebol de alto nível, vendo o desporto pelos olhos do árbitro”.
Estas imagens, juntamente com os áudios dos árbitros, terão como objetivo principal “para proporcionar aos fãs uma compreensão ainda mais profunda de como os árbitros conduzem o jogo, comunicam entre si e interagem com os jogadores”, descreve a EHF.
A seleção portuguesa está inserida no grupo B, juntamente com a anfitriã Dinamarca, Macedónia do Norte e Roménia.























