Depois de anunciar a lista de convocados para os jogos com a Republica da Irlanda (quinta-feira, 19h45) e a Arménia (16 de novembro, 14h00), da fase de qualificação europeia para o Mundial 2026, Roberto Martínez explicou as suas opções.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Chamada de Carlos Forbs e ausências: “Há jogadores que não estão aptos, Nuno Mendes e Tavares, e os jogadores a voltar, Cancelo, Neves e Rafael Leão, e o Carlos Forbs. É um perfil muito especial, um jogador rápido, vertical, mas que consegue jogar nas duas alas. Acho que é muito importante. Em novembro é um estágio em que já têm minutos. Está no melhor momento da carreira, já passou por várias experiências. Está a ter um papel muito importante na sua equipa. Merece, parabéns para o Carlos e pelo trabalho feito nos sub-21”.
Não há lateral esquerdo de raiz nos convocados: “O que é importante para nós é o contexto do estágio, são os últimos jogos do apuramento. O que fizemos é importante. Temos dois dias para preparar o jogo com a Irlanda, temos de usar jogadores que já trabalharam. Não há um jogador para substituir o Nuno Mendes, provavelmente é o melhor do mundo neste momento. Precisamos de procurar soluções, dar um equilíbrio na ala. É importante utilizar o trabalho feito nos últimos estágios”.
Foco em chegar ao Mundial antes de pensar no Mundial: “Não podemos falar no Mundial. O foco é ter um grupo de jogadores para chegar ao Mundial. Depois temos muitos jogadores com qualidades nos pré-convocados como o Félix Correia, o Tomás Araújo, que estão a fazer uma grande época. Mas o foco agora é apurar. Vamos discutir e falar sobre o Mundial porque temos de apurar primeiro”.
Quando decidiu convocar Forbs?: “Carlos Forbs, é um jogador que já acompanhamos há muito tempo. Foi um jogador que desde a primeira vez que o vi, nos sub-17, que o achei diferente. É do perfil do Pedro Neto ou do Francisco Conceição e pode jogar nas duas alas. Marcar dois golos ao Barcelona pesou bastante na decisão e mostra a qualidade”.
Gestão de Pedro Neto: “Sobre o Pedro Neto se ele conseguir entrar na convocatória na sua equipa, também vai poder ajudar na seleção. Se o Chelsea não o convocar, então não pode entrar.”























