João Noronha Lopes (Lista F), Rui Costa (Lista G) vão decidir, este sábado, quem será o 35.º presidente da história do Benfica. Além da corrida à presidência, as listas de Rui Costa e Noronha Lopes discutem ainda os outros órgãos sociais, a Mesa da Assembleia Geral e o Conselho Fiscal, e a Comissão de Remunerações.
Os dois candidatos mais votados da primeira volta encontram-se na segunda volta do sufrágio, que promete bater recordes, depois dos históricos 85.422 sócios a votar, o maior número alguma vez registado num clube de futebol a nível mundial.
Para esta segunda volta, marcada para este sábado, 8 de novembro, o Benfica espera superar 100 mil votantes e garante que os sócios irão esperar menos tempo para votarem.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Informações úteis
Os sócios do Benfica podem votar entre às 08h30 e às 22h00, hora de Portugal continental. Nas Ilhas da Madeira e dos Açores no e Estrangeiro, os horários locais serão alinhados com esta janela horária.
Os sócios vão eleger os novos órgãos sociais do clube (Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal) e o órgão estatuário (Comissão de Remunerações – a lista para a comissão de renumerações será apresentada por candidatura que se apresente a todos os órgãos sociais, nos termos dos Estatutos).
Cada sócio do Benfica receberá quatro boletins de voto, cada um com uma cor diferente relativa a um dos quatro órgãos sociais a eleger: direção, mesa da assembleia geral, conselho fiscal e comissão de remunerações. Se um sócio votar em duas listas no mesmo boletim, o voto é considerado nulo. Se um boletim não for preenchido, o voto é considerado branco.
Para ajudar os sócios, o Benfica melhorou os acessos prioritários em todas as secções, nomeadamente no Estádio da Luz, garantindo um especial cuidado no acesso aos pavilhões. No total, serão 108 secções, 576 cabinas de voto, 301 check-ins e 472 urnas.
Para aumentar a rapidez e eficiência do fluxo de sócios nas secções de voto fora do Estádio da Luz, o clube melhorou 44 sessões de voto, além das duas de Lisboa; aumentou 72 cabines de voto, que correspondem a 144 pontos de votação; aumentou oito 8 pontos de check-in; implementou novos processos na identificação dos sócios, permitindo que, mantendo a confirmação efetiva da identidade, se reduza para metade o tempo de permanência nos postos de identificação.
O clube da Luz promete 30 minutos de tempo máximo de espera para votar nas eleições. Ao longo do dia de votação será implementado um esquema de informação que permita aos sócios escolherem as secções com melhor fluxo.
O Benfica informa ainda que há cinco novas instalações de voto, em substituição das anteriores, que permitem assegurar a melhoria global das condições de voto, a saber:
Amadora: Escola Roque Gameiro, Av. Aviação Portuguesa, 2700-316 Amadora
Barcelona: Melia Sky Barcelona, PereIV, 272-286, 08018 Barcelona
Chaves: Hotel Premium Chaves – Aquae Flaviae, Praça Do Brasil, 5400-001 Chaves
Loures: Escola Dr. António Carvalho Figueiredo, Rua 25 de Abril, 2670-482 Loures
New Bedford: Casa do Benfica, 34 Beetle ST, MA02746-1957
Paris: Mercure Paris Gare de Lyon; 2Pl. Louis Armand, 75012 Paris
Conheça um pouco os candidatos, as suas ideias e as suas equipas
João Noronha Lopes (Lista F): “Benfica acima de tudo”
Rui Costa (Lista G): “Só o Benfica importa”
Perguntas frequentes
Quem pode votar? Só poderá votar os maiores de 18 anos no dia da votação com, pelo menos, um ano de sócio. Os sócios têm de ter as quotas em dia (mínimo: quota de setembro).
Irão votar os 160 508 que têm a situação regularizada, distribuídos da seguinte forma:
3 votos – 46 313
10 votos – 29 636
20 votos – 56 971
50 votos – 27 588″
Os sócios com deficiência visual podem votar, desde que acompanhados por uma pessoa, mediante comprovativo médico.
Quantos votos tenho direito? O número de votos está ligado ao número de anos de sócio do Benfica: quanto maior a antiguidade de filiação, maior o número de votos a que tem direito. As filiais do Benfica têm direito a 20 votos.
1 a 5 anos: 3 Votos
5 a 10 anos: 10 Votos
10 a 25 anos: 20 Votos
Mais de 25 anos: 50 Votos
Quem pode votar na Segunda Volta? Os sócios que votaram na primeira volta assim como aqueles que não votaram na primeira volta, podem votar na segunda volta.
Que documentos preciso de levar para votar? Para votar, é obrigatório apresentar o cartão de sócio do Sport Lisboa e Benfica (físico ou digital na App SLB) e ainda um documento de identificação válido, com foto, no país onde votam, para identificação complementar. Os sócios podem votar em qualquer secção no mundo, independentemente da residência.
Onde se pode votar? Há 108 secções de voto espalhados por Portugal e no estrangeiro: 80 nos 18 distritos de Portugal Continental, duas nas Regiões Autónomas dos Açores e uma na Região Autónoma da Madeira.
Cada Pavilhão do Estádio da Luz terá uma secção de voto. Há ainda 25 secções de voto no estrangeiro, distribuídas por 13 países: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Países Baixos, Luxemburgo, Reino Unido, Suíça, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Brasil, Canadá e EUA.























