O Estádio da Luz volta a abrir portas para mais um jogo do Benfica, desta vez para a I Liga. O Casa Pia será o adversário dos encarnados na 11.ª jornada do campeonato, a partir das 20h30 deste domingo.
Depois da derrota contra o Bayer Leverkusen (1-0), o Benfica quer regressar aos triunfos e somar três pontos no campeonato, de forma a não descolar da luta pelo título. As águias estão na terceira posição da tabela classificativa com 24 pontos somados, a um do Sporting e a quatro do líder FC Porto.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Em contrapartida, o Casa Pia vai ter a difícil tarefa de surpreender o Benfica, se tivermos em conta os resultados inconstantes dos gansos em 25/26. Este será o primeiro jogo depois do despedimento de João Pereira, que não resistiu aos resultados fracos que a equipa tem apresentado. Alexandre Santana passou de adjunto a treinador principal da equipa, depois da saída de João Pereira.
Em relação a esta partida, é possível que existam mudanças na equipa titular, ainda que José Mourinho já tenha anunciado a titularidade de Samuel Dahl.
É de notar que José Mourinho não fez a antevisão à partida devido às eleições do Benfica.
Momento de forma
O Benfica continua com algumas fragilidades na equipa e o jogo frente ao Bayer Leverkusen foi um exemplo disso mesmo, onde a ineficácia foi gritante. Apesar de ter criado várias oportunidades de perigo, a formação encarnada foi pouco capaz de concretizar. Para além disso, ainda há vários momentos de desinspiração e algum bloqueio na construção.
Ainda assim, os resultados têm sido mais positivos, bem como as exibições. Nas últimas 10 partidas, o Benfica conta com cinco triunfos, três derrotas e dois empates. Ainda no campeonato, os encarnados registam 21 golos marcados e apenas quatro sofridos. É de notar que os últimos dois jogos da I Liga terminaram com resultados positivos, uma vez que aconteceu a goleada na Luz contra o Arouca e o triunfo bem conseguido frente ao Vitória de Guimarães por 3-0.
O Casa Pia tem tido um mau arranque da temporada com resultados que ficam muito aquém do esperado para a equipa de Pina Manique. Os gansos vão a jogo este domingo depois de duas derrotas nos últimos dois encontros, frente ao SC Braga (4-0) e ao Estrela da Amadora (3-5).
Contudo, o registo anterior não é muito mais risonho com um total de cinco derrotas, três vitórias e dois empates nos últimos dez encontros. Na I Liga, o Casa Pia está na 16.ª posição com apenas oito pontos, no lugar de acesso ao play-off de despromoção. A equipa já sofreu 22 golos e só marcou por 11 vezes.
Histórico de confrontos
Este será o 44.º jogo entre os dois clubes com evidente vantagem para o Benfica no que diz respeito ao histórico de resultados. Os encarnados venceram 29 vezes contra as seis do Casa Pia. Pelo meio, existiram oito empates. Também ao nível de golos a diferença é expressiva com 133 golos marcados para as águias e 41 para os gansos.
Na época passada, aconteceram dois confrontos ferentes à I Liga com uma vitória para cada um. O último duelo foi ganho pelo Casa Pia por 3-1 na 19.ª ronda do campeonato. Contudo, no jogo da 1.ª volta foi o Benfica a levar a melhor por 3-0.
A jogar em casa, o Benfica é mais vitorioso com 75% de vitórias (15 em 20 jogos), ao passo que o Casa Pia apenas sorriu em seis partidas, nas várias competições em que já se defrontaram.
O que disseram os treinadores
Gonçalo Brandão, treinador do Casa Pia: “O Benfica ainda não perdeu para a Liga, em casa não perde há muitos jogos, 56 penso eu [na Liga]. É uma equipa que marca muitos golos e tem marcado. Para nós a nível motivacional é um bocadinho mais fácil trabalhar estes jogos, porque é um jogo contra uma equipa grande, num grande estádio, cheio. É uma grande oportunidade de nos mostrarmos, de mostrarmos que temos valor. Temos de competir e o resultado final logo se verá. O importante é irmos com espírito para competir, respeitando o adversário, como é óbvio”
Arbitragem
Gustavo Correira vai apitar o Benfica-Casa Pia e estará acompanhado pelos assistentes André Dias e Fábio Silva. O quarto árbitro será Luís Filipe. O sistema de videoarbitragem estará a cargo de João Bento e Rui Cidade.























