Duas tiras, centenas de possibilidades. Este é o desafio imposto pelo TRX (Total Resistance Exercises), um sistema desenvolvido por Randy Hetrick, antigo ‘Navy Seal’ dos Estados Unidos, no início do século XXI.
Segundo o seu criador, este equipamento permite utilizar o peso do corpo, através do treino de suspensão, para desenvolver a nossa força, flexibilidade, ‘core’ e equilíbrio.
Vantagens
Através da sua polivalência, o sistema TRX permite treinar qualquer parte do corpo com muito pouco impacto; no fundo, trata-se de acrescentar um desafio maior aos exercícios que efetuamos regularmente.
Este sistema é também adaptável ao nível de perícia do utilizador, sendo benéfico, tanto para quem está a começar a treinar, como para quem já tem experiência.
É também adaptável ao espaço disponível, podendo ser utilizado tanto dentro como fora de casa, sendo apenas necessário um ponto de ancoragem.
Recomendações
Apesar de todas estas vantagens, a Dra. Melinda Ratini alerta que, apesar de trazer benefícios, o treino de TRX não é para todos.
“O TRX é um sistema de treino super intenso que pode ser adaptável, mas não é para toda a gente. É preciso ter um nível básico de condição física e coordenação para tirar o máximo partido do mais simples exercício de TRX em segurança”
A Dra. Ratini recomenda começar com um treino menos intenso e complementar com um exercício aeróbico como andar ou correr, por forma a poder melhorar a condição física antes de experimentar algo mais complexo.























