Em semana de paragem de seleções, é tempo de fazer um ponto de situação do que se passa nas ditas ‘Big 5’, que são as principais ligas europeias.
La Liga: Barcelona encurtou distância para o líder Real Madrid
Nesta jornada na La Liga, a vitória do Barcelona em Vigo diante do Celta (4-2) aproximou os dois emblemas na luta pelo topo. O Real Madrid marcou passo frente ao ‘vizinho’ Rayo Vallecano (0-0) e os dois emblemas ficaram novamente próximos na tabela classificativa.
Os merengues tinham vencido o clássico no Santiago Bernabéu e aumentado a distância na liderança para o grande rival, diferença que caiu agora para três pontos, à 12.ª jornada.
Em Espanha, o impressionante Villarreal segue a a apenas dois pontos dos catalães, com o Atlético Madrid na quarta posição, com 25 pontos.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Bayern aumentou vantagem apesar dos deslize frente ao Union de Berlim
Na Alemanha, o campeão Bayern reforçou a vantagem no primeiro lugar e conta agora com seis pontos sobre o segundo classificado Leipzig.
Os bávaros até marcaram passo frente ao Union Berlim (2-2), só que quem segue atrás ainda fez pior: o Leipzig viu-se derrotado no terreno do Hoffenheim por 3-2, já o Dortmund que segue na terceira posição, perdendo a oportunidade de chegar à vice liderança ao empatar frente ao Hamburgo a uma bola.
Mudança de líder em Itália, com Inter a subir ao primeiro posto
No último fim de semana, a jornada ficou marcada pela mudança de liderança na Série A. O até então líder Nápoles foi derrotado pelo Bolonha por 2-0 e caiu para o quarto lugar da tabela, com os mesmos pontos do terceiro classificado AC Milan. A competição está bastante equilibrada, até porque apenas três pontos separam o quinto classificado Bolonha (21) do líder Inter (24).
A Roma encontra-se a realizar um campeonato bastante interessante e soma os mesmos pontos dos nerazzurri no segundo lugar, com 24. Mas tudo poderá mudar num ápice, até porque as duas equipas estão muito aproximadas ao nível da pontuação.
O AC Milan teve a oportunidade de subir à liderança isolada do campeonato, mas falhou esse intento ao empatar na visita ao Parma, depois de ter estado a vencer por 2-0, naquele que foi a terceira igualdade em quatro partidas. Ocupa neste momento o terceiro lugar com 22 pontos.
PSG segue na liderança com Marselha e Lens como os mais diretos perseguidores
O PSG assegurou um triunfo mesmo ao cair do pano frente ao Lyon de Paulo Fonseca (3-2), com João Neves a ser o protagonista maior na equipa de Luis Enrique. Ao cabo de 12 jornadas, os parisienses lideram com dois pontos de vantagem sobre Marselha e Lens.
O Marselheses, vice-campeões na época passada, lutam por destronar o PSG do primeiro lugar, isto já depois de terem estado na liderança.
O adversário do Sporting na Liga dos Campeões venceu em casa o Brest por 3-0 e mantém-se a dois pontos do primeiro lugar (25). O surpreendente Lens conta com os mesmos pontos. Seguem-se Estrasburgo (22) e o Lille (20) no quarto e quinto posto, respetivamente.
Face à derrota frente ao PSG, o Lyon orientado pelo técnico português falhou a aproximação aos primeiros lugares e está já a sete pontos da liderança.
Na Premier League, City reduziu diferenças para o líder Arsenal
Na Premier League, tudo na mesma na frente, embora o Manchester City tenha encurtado distâncias para o líder Arsenal. O empate dos ‘gunners’ frente ao Sunderland permitiu a aproximação dos comandados de Pep Guardiola que se encontram agora a quatro pontos do lugar mais desejado.
Resultado robusto no clássico frente ao Liverpool por 3-0, num aviso sério à concorrência. O Liverpool, atual campeão em título, atravessa um momento muito complicado, no oitavo lugar da tabela a oito pontos da liderança.
O Man. United de Ruben Amorim segue no sétimo lugar, após ter empatado frente ao Tottenham (2-2) que ocupa o quinto lugar. O Chelsea fecha o pódio com 20 pontos, com mais um ponto que a formação surpresa do campeonato: falamos do Sunderland, no quarto lugar e em lugar Champions, com 19 pontos.
Apenas quatro pontos separam o nono classificado (Bournemouth) do segundo da tabela o Manchester City. O Arsenal lidera isolado ainda assim, com quatro pontos de vantagem.























