Terminado o primeiro terço da I Liga, é hora de fazer balanços e olhar para a forma como são marcados os golos na prova. Ao todo, foram apontados 264 golos nos 99 jogos realizados nas primeiras 11 rondas, o que dá uma média de 24 golos por jornada, ou 2,66 tentos por partida.
O Sporting é quem tem ataque mais concretizador, com 27 golos, seguido do FC Porto (24), Benfica (23), Braga (19) e Estoril (19). A defesa menos batida é a do FC Porto (3 golos sofridos), seguida da do Gil Vicente e Famalicão, com cinco golos sofridos.
O Tondela tem o ataque menos concretizador, com apenas cinco golos, a defesa mais batida é a do Arouca com 30 golos encaixados.
Alberto Costa (FC Porto), Dinis Pinto (Moreirense) e Pedro Gonçalves (Sporting), somam cinco assistências, cada um.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Dos 264 golos marcados até agora, 90 foram apontados de pé direito (Benfica lidera com 16), e 61 de pé esquerdo, 10 deles por jogadores do Sporting.
43 foram apontados de cabeça e 41 a partir da marca da grande penalidade, onde reina o Benfica com sete, seis deles de Pavlidis. AFS SAD, Famalicão, Moreirense e Arouca são as únicas equipas sem qualquer golo de grande penalidade.
Temos ainda dois autogolos, todos marcados por jogadores do FC Porto, apenas três golos marcados de livre direto (Gil Vicente, Estrela da Amadora e Famalicão).
No que toca a distribuição dos golos por tempo, há um equilíbrio: 115 foram apontados entre o primeiro e o 45.º minuto, e 117 entre o 45.º e o 90.º minuto. Há 32 golos marcados nos descontos: 12 deles no tempo extra do primeiro tempo e 20 para lá dos 90 minutos, sendo quatro deles apontados pelo Sporting e dois por Benfica, Alverca e Santa Clara, cada.
A nível individual, Pavlidis (Benfica) lidera a lista dos melhores marcadores, com nove golos, seguido de Pedro Gonçalves (Sporting) com oito, os mesmos de Pablo do Gil Vicente. Luis Suárez (Sporting) e Guilherme Schettine (Moreirense) somam sete, cada.
Estatísticas por equipas
Mais golos de penálti
Benfica: 7
SC Braga: 6
Santa Clara: 4
Mais golos de canto
FC Porto: 6
Moreirense: 3
Mais golos de livre indireto
Vitória SC: 3
Casa Pia: 2
Mais golos de bola parada
Benfica: 10
FC Porto: 8
Sporting: 6
Vitória SC: 6
Mais golos de bola corrida
Sporting: 21
FC Porto: 16
Estoril: 15
Menos golos de bola corrida
Tondela: 2
Santa Clara: 4
Vitória SC: 4
Mais golos dentro da área
Sporting: 23
Benfica: 23
FC Porto: 22
Mais golos fora da área
Sporting: 3
Famalicão: 3
Gil Vicente: 3
Mais golos de pé direito
Benfica: 16
FC Porto: 12
Sporting: 12
Mais golos de pé esquerdo
Sporting: 10
Estoril: 7
Gil Vicente: 7
Mais golos de cabeça
FC Porto: 5
Moreirense: 5























