A Inglaterra tornou-se, em outubro, na primeira seleção europeia apurada para o Mundial 2026. A seleção dos Três Leões já garantiu a vitória no Grupo K, com seis vitórias em seis jogos.
Mas nesta ronda, outras seleções podem garantir o bilhete para as Américas, como são os casos de Portugal, Espanha, França, Noruega.
De recordar que os 12 vencedores de grupos apuram-se diretamente para a fase final do Mundial. Os segundos classificados disputam o play-off, juntamente com os quatro melhores vencedores de grupos da Liga das Nações 2024/25 que não tenham terminado no primeiro ou segundo lugar do seu grupo na Qualificação Europeia.
Neste momento, Croácia, Dinamarca, Itália, Países Baixos, Noruega, Portugal, Escócia, Espanha e Suíça já garantiram, pelo menos, um lugar no play-off.
Vamos às contas dos grupos, à boleia da UEFA
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Grupo F: Portugal (10), Hungria (5), República da Irlanda (4), Arménia (3)
13 de Novembro: República da Irlanda – Portugal, Arménia – Hungria
16 de Novembro: Portugal – Arménia, Hungria – República da Irlanda
As contas de Portugal poderão ser fechadas já esta quinta-feira: basta vencer a República da Irlanda ou evitar a derrota e a Hungria não vencer a Arménia para marcar presença na fase final da prova.
A Hungria, 2.ª no Grupo F, tem de vencer a Arménia e a República da Irlanda perder com Portugal para ir ao play-off. Os magiares também sonham o 1.º posto, mas para isso terão de, primeiro, ganhar a Arménia e esperar por um deslize de Portugal.
A República da Irlanda continua com hipóteses até de apuramento direto, se vencer Portugal e a Hungria vencer a Arménia. Caso perca, dirá adeus ao Mundial 2026.
Os três pontos dão esperanças a Arménia de chegar ao 2.º posto e ir ao play-off, numas contas mais difíceis: não pode perder com a Hungria e, se empatar, a República da Irlanda não pode vencer Portugal.
Grupo A: Alemanha (9 pontos), Eslováquia (9), Irlanda do Norte (6), Luxemburgo (0)
14 de Novembro: Luxemburgo – Alemanha, Eslováquia – Irlanda do Norte
17 de Novembro: Irlanda do Norte – Luxemburgo, Alemanha – Eslováquia
A Alemanha garantirá um dos dois primeiros lugares se vencer o Luxemburgo e a Irlanda do Norte não ganhar a Eslováquia, ou se a Alemanha empatar e a Irlanda do Norte perder. A Eslováquia será confirmada num dos dois primeiros lugares se vencer a Irlanda do Norte.
A Irlanda do Norte não poderá qualificar-se diretamente para o Mundial se perder com a Eslováquia, ou se não vencer e a Alemanha vencer o Luxemburgo. A Irlanda do Norte não poderá terminar num dos dois primeiros lugares se perder com a Eslováquia e a Alemanha evitar a derrota com o Luxemburgo.
Grupo B: Suíça (10), Kosovo (7), Eslovénia (3), Suécia (1)
15 de Novembro: Suíça – Suécia, Eslovénia – Kosovo
18 de Novembro: Suécia – Eslovénia, Kosovo – Suíça
A Suíça poderá qualificar-se diretamente se vencer a Suécia e o Kosovo não vencer a Eslovénia, ou se empatar e o Kosovo perder.
Já o Kosovo garantirá, pelo menos, o play-off, se não perder com a Eslovénia. Se não ganhar diante da Eslovénia e a Suíça bater a Suécia ou se perder e a Suíça empatar, o Kosovo sabe que só poderá ir ao Mundial 2026 via play-off. Será confirmado no segundo lugar, e consequentemente no play-off, se empatar e a Suíça vencer.
A Eslovénia está obrigada a vencer o Kosovo para ainda sonhar com o 2.º lugar já que não terá hipóteses de terminar em 1.º e apurar-se diretamente.
A Suécia também só poderá ir ao Mundial 2026 via play-off mas não terminará no segundo lugar se não vencer a Suíça ou se o Kosovo não perder com aa Eslovénia.
Grupo C. Dinamarca (10), Escócia (10), Grécia (3), Bielorrússia (0)
15 de Novembro: Grécia – Escócia, Dinamarca – Bielorrússia
18 de Novembro: Escócia – Dinamarca, Bielorrússia – Grécia
Dinamarca e Escócia estão confirmadas num dos dois primeiros lugares, pelo que vão lutar pelo apuramento direto nos próximos dois jogos. Nenhuma delas pode qualificar-se diretamente a 15 de Novembro.
Grupo D: França (10), Ucrânia (7), Islândia (4), Azerbaijão (1)
13 de Novembro: Azerbaijão – Islândia, França – Ucrânia
16 de Novembro: Ucrânia – Islândia, Azerbaijão – França
A França garantirá o bilhete para EUA, México e Canadá se vencer a Ucrânia. Se não perder ou se a Islândia não vencer o Azerbaijão, garantirá, pelo menos, o 2.º lugar.
A Ucrânia ainda sonha com o apuramento direto, mas isso não poderá sair derrotada diante da França. Se vencer e a Islândia não ganhar ao Azerbaijão, ou se empatar e a Islândia perder, sabe que, pelo menos, o 2.º posto do Grupo D será seu.
As contas da Islândia são mais difíceis. Tem de vencer o Azerbaijão para ainda sonhar com o apuramento direto, mas para isso precisa da derrota da França frente a Ucrânia. Se perder como Azerbaijão e a Ucrânia evitar a derrota com a França, ficará arredado do apuramento.
O Azerbaijão ainda tem hipóteses de chegar ao 2. posto, mas terá de vencer a Islândia e esperar que a Ucrânia perca com a França.
Grupo E: Espanha (12), Turquia (9), Geórgia (3), Bulgária (0)
15 de Novembro: Geórgia – Espanha, Turquia – Bulgária
18 de Novembro: Bulgária – Geórgia, Espanha – Turquia
A Espanha tem o apuramento direto nas mãos, bastando para tal vencer a Geórgia e a Turquia não vencer a Bulgária, ou se empatar e a Turquia perder.
A Turquia garantirá, pelo menos, um dos dois primeiros lugares se evitar a derrota com a Bulgária ou se a Geórgia não vencer a Espanha. Não alcançará o apuramento direto se não vencer e a Espanha vencer, ou se perder e a Espanha empatar.
A Geórgia ainda tem hipóteses, via segundo lugar, já que o 1.º posto ficou inatingível. Para isso, terá de vencer a Espanha, porque não ganhar ou se a Turquia evitar a derrota com a Bulgária, não irá ao Mundial 2026.
Grupo G: Países Baixos (16), Polónia (13), Finlândia (10), Lituânia (3), Malta (2)
14 de Novembro: Polónia – Países Baixos, Finlândia – Malta
17 de Novembro: Malta – Polónia, Países Baixos – Lituânia
Os Países Baixos só tem de vencer a Polónia já nesta ronda para garantir um lugar entre as 48 seleções na fase final. Já a Polónia fica arredado do 1.º posto em caso de derrota com a Laranja Mecânica. Se não perder, ou se a Finlândia não vencer Malta, sabe que terá um dos dois primeiros lugares do Grupo G
A Finlândia também está na luta mas está obrigada a vencer Malta. Se não ganhar ou se a Polónia não perder com os Países Baixos, ficará fora do Mundial.
Grupo H: Áustria (15), Bósnia e Herzegovina (13), Roménia (10), Chipre (8), San Marino (0)
15 de Novembro: Chipre – Áustria, Bósnia e Herzegovina – Roménia
18 de Novembro: Áustria – Bósnia e Herzegovina, Roménia – San Marino
A Áustria apura-se para o Mundial se vencer o Chipre e a Bósnia e Herzegovina não ganhar a Roménia. Garantirá um dos dois primeiros lugares se vencer ou independentemente se a Roménia não vencer a Bósnia e Herzegovina.
A Bósnia e Herzegovina tem de vencer a Roménia para ser, pelo menos, segundo colocada. Caso perca, sabe que não chegará ao 1.º post se a Áustria bater o Chipre.
A Roménia ainda pode ir ao apuramento direto: tem de vencer a Bósnia e Herzegovina e esperar que a Áustria não vença o Chipre. Não poderá terminar num dos dois primeiros lugares se perder.
Grupo I: Noruega (18), Itália (15), Israel (9), Estónia (4), República da Moldávia (1)
13 de Novembro: República da Moldávia – Itália, Noruega – Estónia
16 de Novembro: Itália – Noruega, Israel – República da Moldávia
A Noruega de Haaland está em boa posição de estar nos EUA, Canadá e México, bastando vencer a Estónia e a Itália não bater a República da Moldávia, ou se empatar e a Itália perder.
Se a Itália perder com a República da Moldávia e a Noruega não perder com a Estónia, ou se empatar e a Noruega vencer, confirmará, pelo menos, o play-off.
Grupo J: Bélgica (14), Macedónia do Norte (13), País de Gales (10), Cazaquistão (7), Liechtenstein (0)
15 de Novembro: Liechtenstein vs País de Gales, Cazaquistão vs Bélgica
18 de Novembro: Bélgica vs Liechtenstein, País de Gales vs Macedónia do Norte
A Bélgica qualifica-se diretamente se bater o Cazaquistão, mas será confirmada num dos dois primeiros lugares se empatar, ou se perder e o País de Gales não vencer o Liechtenstein.
A Macedónia do Norte não poderá apurar-se diretamente se a Bélgica ganhar ao Cazaquistão.
O País de Gales tem de vencer o Liechtenstein para ainda sonhar com o 1.º posto. Se empatar e a Bélgica não perder com o com o Cazaquistão, ou independentemente de a Bélgica vencer, não chegará ao 1.º lugar.
Grupo K: Inglaterra (18), Albânia (11), Sérvia (10), Letónia (5), Andorra (1)
13 de Novembro: Andorra – Albânia, Inglaterra – Sérvia
16 de Novembro: Albânia – Inglaterra, Sérvia – Letónia
A Inglaterra já se qualificou como líder do grupo. A Albânia confirmará o 2.º posto e play-off, se bater Andorra e a Sérvia perder com a Inglaterra. A Sérvia não poderá ser 2ª ar se perder com a Inglaterra e a Albânia vencer Andorra.
Grupo L: Croácia (16), Chéquia (13), Ilhas Faroé (12), Montenegro (6), Gibraltar (0)
14 de Novembro: Gibraltar – Montenegro, Croácia – Ilhas Faroé
17 de Novembro: Chéquia – Gibraltar, Montenegro – Croácia
A Croácia apura-se em 1.º não perder com as Ilhas Faroé.
A Chéquia garantirá o play-off se a Croácia vencer as Ilhas Faroé, mas não chegará ao 1.º lugar e apuramento direto se a Croácia empatar com as Ilhas Faroé.
As Ilhas Faroé não poderão terminar num dos dois primeiros lugares se perderem com a Croácia.
De acordo com os regulamentos da UEFA, os 12 segundos classificados da fase de grupos participarão no play-off, juntamente com os quatro melhores vencedores de grupos da Liga das Nações 2024/25 que não tenham terminado no primeiro ou segundo lugar do seu grupo na Qualificação Europeia.
Vencedores de grupos da Liga A da Liga das Nações: Espanha, Alemanha, Portugal, França
Vencedores de grupos da Liga B: Inglaterra, Noruega, País de Gales, Chéquia
Vencedores de grupos da Liga C: Roménia, Suécia, Macedónia do Norte, Irlanda do Norte
Vencedores de grupos da Liga D: República da Moldávia, San Marino























