A bielorrussa Aryna Sabalenka bateu o recorde de prémios monetários ganhos numa única época do circuito feminino de ténis. A atual número 1 do Mundo arrecadou 13 milhões de euros na temporada de 2025 de ténis, a época mais lucrativa da história da WTA.
O recorde anterior pertencia a lenda Serena Williams. A norte-americana, já retirada do circuito WTA, ganhou 11 milhões de euros em prémios em 2013, num ano em que conseguiu 78 vitórias e teve apenas quatro derrotas, e venceu o Roland Garros, o US Open e as WTA Finals.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Sabalenka pode não ter conseguido encerrar a sua temporada de 2025 com o título das WTA Finals, mas conquistou, pela segunda vez seguida, o US Open, que lhe rendeu 4,3 milhões de euros. Ao ser finalista em Riade na WTA Finals, diante de Rybakina, levou para casa algo como dois milhões de euros, sem contar com os dois milhões de euros por ter chegado às finais do Open da Austrália e de Paris.
Se tivesse vencido Rybakina na final das WTA Finals, levaria para casa um prémio recorde de 4,52 milhões de euros. No entanto, a bielorrussa garante que não é o dinheiro a que move.
“Tenho um grande amor por este desporto e gosto muito de lutar. Gosto de me levar ao limite e aprecio este tipo de coisas. Claro que, quando se ganha, pensamos: ‘Ah, até recebi um bom cheque’. Mas isso nunca me passa pela cabeça durante um encontro. […] Mas é um bom cheque para se ter”, atirou, antes da final perdida para Rybakina.























