A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) entregou à Liga Portugal uma proposta de alterações regulamentares com vista à próxima época desportiva na qual, entre outras coisas, pede a perda de pontos por parte das equipas em caso de reincidência em declarações sobre arbitragem antes dos jogos e multas que podem ir até aos 100 mil euros, avança o jornal Record, que acrescenta que esta medida até poderia entrar em vigor já esta temporada em caso de unanimidade na Assembleia Geral da Liga.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Segundo aquela publicação, a medida pede que caso se comprove que houve uma tentativa de coação sobre as equipas de arbitragem, o clube seja punido com a sanção de subtração de pontos a fixar entre um mínimo de cinco e um máximo de oito, acompanhada de uma multa entre os 25 mil e os 100 mil euros.
A proposta apresentada, explica o Record, diz que se considera tentativa de coação quando um clube, durante o jogo, incluindo o seu intervalo, confronte ou exiba a qualquer elemento da equipa de arbitragem decisões suas desse jogo ou de jogos anteriores sem que este o consinta, como o FC Porto terá feiro a Fábio Veríssimo no intervalo do recente FC Porto-Sp. Braga.
No que toca a declarações sobre arbitragem, diz o Record que a proposta apresentada pela APAF à Liga detalha que um clube que, publicamente, através de qualquer documento ou meio de comunicação social profira, antes dos jogos, declarações ou emita juízos pondo em causa a imparcialidade, a competência ou criando qualquer tipo de suspeição sobre as equipas de arbitragem deva ser punido com uma multa entre um mínimo de 30 mil euros e um máximo de 92 mil, frisando que o clube é responsável pelos atos cometidos por qualquer dos seus dirigentes, representantes, funcionários e demais agentes desportivos a si vinculados. A APAF pede, ainda segundo o Record, que no caso de existir reincidência na infração, o clube seja sancionado com dedução de 1 a 3 pontos na tabela classificativa, para além da dita multa.
Propõem também a APAF, acrescenta o Record, que um clube que por duas vezes na mesma época desportiva incorra em ilícitos relacionados com a lesão da honra ou reputação das equipa de arbitragem receba ainda a sanção de disputar entre 1 a 3 jogos à porta fechada. Em caso de condenação por três ou mais vezes na mesma época desportiva, a punição, propõe a APAF, deve ser a da subtração de entre 2 e 6 pontos na sua classificação final.























