Portugal vai receber a Arménia no Estádio do Dragão, este domingo, e tem todas as condições reunidas para cumprir o objetivo de se apurar diretamente para o Mundial 2026. Contudo, os últimos dois jogos de qualificação mostraram que a seleção nacional pode fazer tudo mal quando só tem uma missão: vencer.
Há dois jogos que a seleção das quinas podia ter carimbado o passaporte para o Campeonato do Mundo do próximo ano, mas as exibições pobres foram adiando o sonho. O empate nos descontos contra a Hungria e a derrota frente à Irlanda refletem o que de pior tem existido na equipa lusa: falta de ideias, previsibilidade, coletivo fraco e muita passividade defensiva.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
Depois de Lisboa e Dublin, a formação das quinas ruma ao Porto para tentar a sua sorte e terá todos os argumentos para ser feliz: a força de um Estádio do Dragão lotado e um adversário teoricamente mais acessível. Se isso não for suficiente, então é preciso pegar na calculadora para fazer contas à vida.
Atualmente, a seleção das quinas lidera o Grupo F com 10 pontos, 11 golos marcados e seis sofridos (cinco golos positivos), contra oito da Hungria que é segunda, com nove golos marcados e sete sofridos (dois golos positivos).
É de notar que Portugal não vai poder contar com Cristiano Ronaldo devido à expulsão frente aos irlandeses, mas terá Bruno Fernandes de regresso às opções.
O que é preciso para Portugal se apurar?
Portugal precisa de vencer a Arménia para poder festejar a qualificação para o Mundial 2026. Porém, há outros cenários que podem surgir se o resultado não for o mais positivo.
Se Portugal empatar pode ser feliz se a Hungria perder ou empatar contra a Irlanda, mas também se os húngaros vencerem por uma diferença inferior a três golos.
Em caso de derrota para Portugal e vitória para a Hungria, a seleção nacional garante o apuramento se os húngaros vencerem por três golos, tendo em conta que leva vantagem no confronto direto.
Momento de forma
Portugal continua a depender só de si próprio para cumprir a missão deste domingo, ainda que a qualificação nos últimos dois jogos tenha sido cinzenta. Com três triunfos seguidos nas primeiras três jornadas, a qualificação parecia bem encaminhada. No entanto, a fase decisiva culminou num empate e uma derrota. Para quem apenas vê o resultado, a surpresa pode ter lugar, mas não para quem tem estado a par.
A qualidade de futebol praticado tem sido o maior ponto negativo com muito desnorte, cruzamentos inúteis e previsíveis, mas também muitas fragilidades a nível defensivo. Como se não bastasse, o emocional já teve melhores dias com a expulsão de Cristiano Ronaldo e a o confronto de alguns jogadores com adeptos no final do duelo na Irlanda.
A Arménia não tem o favoritismo na partida, até porque conta com uma sequência de três derrotas, tendo vencido apenas um jogo na qualificação (Irlanda). Por isso, está na última posição do Grupo F com apenas três pontos somados e terá mais dificuldades para conseguir surpreender os lusos.
Histórico de confrontos
Este será o oitavo encontro entre as duas seleções. A Arménia vai procurar fazer aquilo que nunca conseguiu: vencer Portugal. A seleção das quinas coleciona cinco triunfos, registando-se ainda dois empates.
O último duelo aconteceu em setembro deste ano no arranque da qualificação para o Mundial e terminou com uma goleada lusa por 5-0.
Para além desta época, é preciso recuar a 2015 para encontrar outro confronto, desta vez na qualificação para o Europeu 2016. Nessa partida, Portugal venceu por 3-2 com um hat trick de Cristiano Ronaldo. É curioso que ao fim de 10 anos, o capitão da seleção nacional não possa marcar presença depois de ter sido expulso por agressão.
O que dizem os treinadores
Roberto Martínez, selecionador de Portugal: “Temos uma equipa com muita responsabilidade e autocrítica. Tentamos criar um ambiente para crescer após os jogos, após uma derrota ainda mais. Estamos tristes. Já falei desse jogo, agora não é momento de falar disso. A tristeza é uma oportunidade. Vamos jogar em casa, em frente dos nossos adeptos, frente a uma equipa que respeitamos, mas é uma equipa perante a qual queremos demonstrar o nosso nível e fechar o apuramento.”
Eghishe Melikyan, selecionador da Arménia: “Vamos aproveitar o jogo para dar experiência aos mais jovens, para perceber como reagem a determinadas situações. Em setembro, as coisas foram muito difíceis para nós, mas agora estamos mais bem preparados e vamos dar uma imagem melhor. Acredito que podemos fazer um bom jogo e competir com Portugal
Irfan Peljto vai ser o árbitro do Portugal-Arménia e vai estar acompanhado pelos assistentes Senad Ibrisimbegovic e Davor Beljo. No sistema de videoarbitragem estará o italiano Gianluca Aureliano e Daniele Paterna como assistente
O duelo está agendado para as 14 horas deste domingo e terá transmissão ao vivo na RTP1.























