A qualificação para o Mundial 2026 caminha a passos largos e já existem 32 seleções apuradas, incluindo os anfitriões (Canadá, Estados Unidos da América e México). A goleada de Portugal frente à Arménia deixou a seleção das quinas confortável em posição de apuramento direto.
Há outras tantas seleções que já têm bilhete garantido para a competição, mas ainda há vagas por preencher e os play-offs começam a formar-se.
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –
FOTOS: As seleções já apuradas para o Mundial 2026
O que esperar do Sorteio?
No próximo dia 5 de dezembro, o sorteio do Mundial vai realizar-se no Kennedy Center, em Washington DC (Estados Unidos). Portugal é uma das 12 seleções do Pote 1, juntamente com EUA, México, Canadá, Argentina, França, Inglaterra e Brasil.
Espanha, Países Baixos e Bélgica são os países que estão numa posição mais favorável para assumir a vaga, ficando a restar uma. Se for tido em conta o critério da FIFA no último Mundial, a Alemanha vai completar o Pote 1, caso vença a Eslováquia
Ainda há algumas mudanças que podem atrapalhar as previsões que já são feitas em relação ao um eventual sorteio. Como Itália não se apurou diretamente, deverá ser a Alemanha a preencher a última vaga devido ao seu ranking das seleções.
Num hipotético cenário, é possível que o Pote 2 conte com Croácia, Marrocos, Uruguai, Colômbia, Japão, Senegal, Irão, Coreia do Sul, Equador e Suíça/Dinamarca. Se a FIFA mudar os critérios, o vencedor do play-off com Itália poderá preencher a vaga.
No Pote 3, os apurados Austrália, Egito, Argélia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Qatar, Uzbequistão, Arábia Saudita, África do Sul e Noruega podem ser algumas das seleções. A Áustria e Panamá também podem ser hipótese se se qualificarem diretamente.
Por fim, o Pote 4 pode integrar Jordânia, Cabo Verde, Gana e Nova Zelândia e mais dois qualificados diretos da CONCACAF. Restam dois lugares relativamente aos play-offs intercontinentais e quatro dos play-offs europeus.
O que já está decidido e as vagas que ainda vão ser preenchidas
Na Europa, existem 12 vagas por preencher, enquanto a CONCACAF (Américas do Norte, Central e Caraíbas) reservam três. Há ainda outras duas que serão disputadas no play-off intercontinental.
Inglaterra, França, Croácia, Portugal e Noruega são os cinco qualificados na Europa, sendo que ainda há seleções que vão disputar o lugar nos próximos dois dias.
A Alemanha e a Eslováquia disputam esta segunda-feira a vaga de apuramento direto no Grupo A, enquanto a Suíça leva vantagem de 3 pontos sobre o Kosovo no Grupo B. A Dinamarca e a Escócia também vão decidir quem irá passar diretamente, tal como a Áustria e a Bósnia no Grupo H. A Bélgica defronta o Liechtenstein (último) e deverá garantir a qualificação direta, ao passo que a Macedónia do Norte e o País de Gales vão defrontar-se para saber quem irá ao play-off.
Itália, Chéquia, Irlanda, Ucrânia já garantiram a presença no play-off europeu com os segundos lugares dos respetivos grupos. Já a Suécia, Albânia, Roménia e Irlanda do Norte também estão no play-off por terem vencido os grupos na Liga das Nações.
A CONMEBOL já tem quase tudo definido com seis seleções apuradas: Argentina, Brasil, Equador, Colômbia, Uruguai e Paraguai. A próxima seleção a ter a possibilidade de se juntar é a Bolívia, que garantiu um lugar na repescagem intercontinental.
Na qualificação africana, já existem nove apurados (Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia, Gana, Cabo Verde, África do Sul, Costa do Marfim e Senegal). A RD Congo ainda sonha com a qualificação no play-off intercontinental, tal como a Bolívia e a Nova Caledónia. Ficando ainda por conhecer três seleções que vão disputar a repescagem entre continentes.
Na Ásia, Coreia do Sul, Irão, Japão, Jordânia, Uzbequistão, Qatar e Arábia Saudita já têm bilhete assegurado, ainda com duas vagas por preencher.
No outro lado do mundo, Nova Zelândia e Austrália já estão assegurados no apuramento da Oceânia.























